Convite VIP


Quando se fala em convite vip muita gente, normalmente quem não organiza torneios, já torce logo o bico. Outros praticamente dão logo um salto triplo mortal twiste carpado pra trás. Na verdade o convite vip ,QUANDO BEM UTILIZADO, é uma forma de resolver um problema antes não imaginado quando se faz um regulamento. Quem imaginaria que o multi-campeão cearense Fred Sabóia e patrocinador da Copa INELSA-Xadrez Brasil ficaria de fora de seu próprio torneio?

No regulamento da semifinal do campeonato cearense deste ano tá lá o convite vip. Ora pois, faz sentido alguém fazer um Zonal-CE que classifica 3 jogadores pra semifinal do BRASILEIRO e destes apenas um poderá jogar a semifinal estadual? Claro que não, convite vip pra eles.

Vou mais além, peguem o regulamento do Campeonato Brasileiro Absoluto - Fase Final (veja aqui na página 7), la temos :



(3) 1 vaga para a ser preenchida por sugestão do Organizador (com rating FIDE>2200)
(4) 1 jogador indicado pela CBX (com rating FIDE>2200)  

Se não fosse essa "brecha" Krikor estaria de fora da final de 2009 (se não me engano) e não teria conseguido suas normas e quem sabe hoje teriamos um GM a menos. Quem sabe?

Acho que não preciso nem dizer que o Campeonato Brasileiro Absoluto - Fase Semifinal também tem a "janelinha" né? No mesmo regulamento, mas agora na página 9 temos :

"(10) 08 convidados, com rating superior a 2100, a critério da organização de cada Semifinal." 

Não fui convicente o suficiente? Então tá, vou dar mais um exemplo. Acessa ai o site da FIDE e pega o regulamento da Copa do Mundo (pode ver aqui na página 2), lá tem :


3. World Cup 2011
3. 1.  Qualifiers – There are 128 qualifiers (in order of priority): World Champion + four (4) semi-finalists from the World Cup 2009, Women's World Champion, World Junior U-20 Champions 2009 & 2010, twenty (20) rated players as described in 3.1.2, ninety (90) players from Continental Championships, six (6) FIDE President nominees, four (4) organiser nominees.

Faria sentido, por exemplo, o Brasil patrocinar a Copa do Mundo de Xadrez e não ter um Brasileiro jogando?
Portanto ,meus amigos organizadores, não tenham medo nem vergonha de porém isso em seus regulamentos. Se tudo der certo, ninguém vai se lembrar dos convites, mas se der zebra você ainda tem a possibilidade de salvar a situação, que poderá inclusive salvar um patrocínio. E aos jogadores lembro que o convidado pode ser você!

Estou certo ou estou errado???

Comentários

  1. Brandão! Por favor se possível me responda.
    No Zonal ganha-se somente as vagas ou passagens e hospedagens também.
    Um abraço ao amigo.

    ResponderExcluir
  2. Está mais que certo, nas olimpíadas acontece algo parecido, a Russia por exemplo foi anfitriã e teve a disposição CINCO! equipes, normalmente o país sede só joga com duas ou três equipes.

    ResponderExcluir
  3. Infelismente até agora só temos as vagas. Se tivermos 20 jogadores a premiacao do primeiro será de R$200, a passagem pra semifinal custa R$210. Já é uma ajuda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário