Final do Festival de Biel ao vivo


O Festival de Xadrez de Biel termina hoje e tem como atração principal o "Accentus Grandmaster Tournament", um torneio shuring com jogos de ida e volta entre 6 top GMs. Este ano jogado por Magnus Carlsen, Hikaru Nakamura, Wang Hao, Etienne Bacrot, Anish Giri e Alex Morozevich que infelizmente teve problemas de saúde e foi substituído durante o torneio por Victor Bologan.
Hikaru Nakamura, Etienne Bacrot, Magnus Carlsen, Wang Hao, Anish Giri and Alex Morozevich

Magnus Carlsen, que joga hoje com Etienne Bacrot, é o lider, mas um empate na rodada final não será suficiente, pois a pontuação segue a tabela 310 (3 pontos para vitória, 1 pra empate e 0 pra derrota) e uma vitória no confronto Anish e Wang Hao daria o título ao vencedor desse duelo.

Nome Nat Elo Pts
Magnus Carlsen NOR 2837 17
Wang Hao CHN 2739 16
Anish Giri NED 2696 16
Hikaru Nakamura EUA 2778 13
Etienne Bacrot FRA 2713 6
Victor Bologan * MDA 2732 4

Simultânea com o GM Etienne Bacrot (22,5 a 0.5 pro mestre)

O Festival de Xadrez de Biel é um mega evento que, além do  "Accentus Grandmaster Tournament", engloba várias outras atividades como o "Master Tournament" (um suição só pra mestres em nove rodadas); o "Main Tournament" (um abertão pra enxadrístas normais :D); um torneio de Rapido; um de Blitz; um torneio de Xadrez 960; um Torneio para jovens, Simultâneas, Seminários (de xadrez é claro) e até um torneio de Xadrez-Tênis. Isto mesmo. Um torneio disputado por duplas formadas por um tenista e um enxadrísta. A única foto que consegui desse torneio foi essa aqui:

The podium of the Chess-Tennis Tournament 2012
 As partidas podem ser acompanhadas AGORA ao vivo no site do torneio (ver aqui) e no PlayChess que transmite as partidas com video e comentários (em inglês).
Um festival para todos

Comentários