Como Jogar Tática (Por Dawton Lemos)

O estudo da tática é fundamental no xadrez. O domínio das combinações permite ao jogador realizar ataque as rei, visualizar sequências de lances em que há ganho material e prevenir problemas em sua própria posição.

A forma correta de estudar tática é pelo conhecimento dos temas e sua prática através de exercícios, Mark Dvoretsky uma vez sitou: "Tática exige um treinamento diário, pois meses sem estudar ou fazer problemas de tática pode afetar muito sua visão" Nessa série veremos Todos os Tipos de temas típicos de táticas, toda semana um novo exemplo é postado, hoje veremos um tema muito conhecido O Ataque Duplo.

Como o próprio nome indica, é um ataque feito a duas peças ao mesmo tempo, em partidas de amadores é muito comum a presença desse fator, para as pessoas que estão começando agora, saber desse tema é de suma importância tanto para evitar que isso aconteça com você como também para usar em partidas praticas para jogadores que ainda não o conhecem bem, antes de começar a estudar tática devemos mostrar para vocês o valor relativo de cada peça para que isso ajude ao iniciante a ver táticas onde se ganha material e táticas erradas ou seja onde se perde material.
  • Peão - Vale 1 ponto;
  • Cavalo - Vale 3 pontos;
  • Bispo - Vale 3,25 pontos;
  • Torre - Vale 5 pontos;
  • Dama (ou Rainha) - Vale 9,5 pontos;
Já tendo conhecimentos do valor de cada peça vamos agora nos aprofundar na tática, hoje veremos sobre "Ataques Descobertos". O que são Ataques descobertos ? Em essência o ataque descoberto é uma emboscada ou seja, em um exemplo mais pratico: "Uma Dama, Torre ou bispo ficam de tocaia com o objetivo de atacar quando uma outra peça ou peão do seu próprio exército sair do caminho."
Vamos ver alguns exemplos:
Brancas Jogam e ficam com vantagem decisiva.

Na posição do Diagrama tem o ataque descoberto mais conhecido que acontece quando se da um xeque ao rei obrigando a tomar uma ação ao mesmo tempo que ataca uma outra peça, a solução nesse problema é:
1.c5+! dando um xeque ao rei ao mesmo tempo que o peão sai da diagonal entre o bispo e a torre 1..Bxc5 (ou 1..Rxc5) e 2.Bxe2 e aqui o branco está ganho.

Jogam as brancas e ficam com vantagem decisiva.

Nessa posição mostra um exemplo simples, porém claro, de ataque descoberto se as brancas moverem o seu bispo fica claro que a dama fica sendo ameaçada pela torre branda de "d4" mas se jogar em qualquer casa o seu bispo, como a torre não tem defesa as negras responderiam simplesmente tomando, pensando nisso as brancas jogaram: 1.Bg8!! onde além de ameaçar a dama em d6 com a sua torre dando um descoberto as brancas também ameaçam um mate em h7! por isso as negras não tem nada a fazer a não ser tomar o bispo, e depois de 1..Rxg8 2.Txd6 as brancas tem vantagem.
Brancas Jogam e ficam com vantagem decisiva.


Vamos ao nosso último exemplo de ataque descoberto nessa posição vemos que quando o bispo sai de "e2" damos um ataque descoberto na dama, após perceber isso você verá rapidamente o lance feito pelo jogador de brancas: 1.Ba6! dando um descoberto na dama negra e ameaçando a torre de c8, após 1..Ce4 2.Bxc8 Txc8 e as brancas tem vantagem decisiva.

Resumo:
Após perceber que existe um ataque descoberto, ou seja que ao sair uma peça do raio de ataque da outra atacará uma peça inimiga, então você deverá procurar a melhor casa para tirar essa peça, faça as seguintes perguntas para que sua combinação não de errado:
1. A peça que dará o ataque descoberto está protegida ?
2. Existe alguma contra-tática do meu oponente ?
3. Após terminar a combinação estarei ganhando material ou alguma outra vantagem ?
4. A peça do meu adversário está defendida ?
4.1 se estiver: A peça que dará o ataque a ela tem menor valor ? (por ex: Torre x dama como nos exemplos anteriores)
4.2 se não estiver: Posso dar algum xeque que force o ganho material ?

Após fazer essas 3 perguntas ficam mais fácil de achar o lance em determinada posição como na prática.

Livros Recomendados:
  • Treinamento Completo do Xadrez - Fred Reinfeld
  • Xadrez Vitorioso - Táticas - Yasser Seirawan
  • Matrizes Táticas - Rubens Filguth
  • Tratado General de Ajedrez - Roberto Grau
  • Xadrez Básico - Dr Ofeu D'agostini
Programas Recomendados:
  • Chessimo - GM Gilberto Milos
  • Chess Smart V.1.1
Sites Recomendados:

Agora é a sua vez !

Deixarei 2 problemas aqui em baixo para o leitor responder, e na nossa próxima postagem estarei revelando a resposta, não esqueçam de comentar logo abaixo o que vocês pensaram !

Jogam as Brancas e ficam com vantagem decisiva.

Jogam as Brancas e ficam com vantagem decisiva.
OBS: Se tiver algum erro nos diagramas ou algum erro nos variantes, por favor avisar comentando abaixo para que possamos corrigir.


Comentários

  1. 1º diagrama: 1. Bh7+ Rxh7 2. Txd6
    2º diagrama: 1. Te8+ Txe8 2. Dxd5
    Nas duas o tema foi o Ataque a Descoberto

    ResponderExcluir

Postar um comentário