"Um dia da caça e outro do caçador"

O atual bi-campeão cearense absoluto e rápido Iung Pinheiro dispensa apresentações aqui no Ceará. O cara é quase uma máquina de jogar xadrez. Já vi alguns jogadores feras como o ex-campeão Cearense Igor Palácio, Leone Moreno e Alan Elkinson conseguirem empatar com Iung, mas só depois de uma imensa batalha (as de comum acordo não vale :D). O seguinte vídeo exibe bem o que estou dizendo:

Faltando dois minutos pra cada (Alan x Iung), praticamente todas as peças ainda estão no tabuleiro e no final restaram apenas os dois reis e os aplausos.


Como se pode ver, se empatar já é algo difícil, imagine uma vitória. No seguinte video (Iung x Daniel) Daniel até consegue promover um peão e ficar com uma torre (!?) a mais (“Foi a primeira peça que vi na frente”, disse :D) mas ainda assim perde no tempo por frações de segundos.



Pouco antes, Iung (a esquerda) tinha apenas 2 minutos e Daniel (a direita) 5' e a posição já era complicada :


Os poucos que venceram Iung aqui no Ceará foram os ex-campões cearenses Nazareno e Felipe, Daniel Madson e Célio Feijo (se esqueci alguém me avisem e se tiverem as partidas me passem). Ontem na primeira etapa do SINTAF de 2008 consegui entrar pra esta pequena lista de jogadores. Como ele mesmo diz, “não costumo errar e se eu errar aproveite”. Bom, foi a primeira vez que ele errou contra mim (pelo menos que eu tenha visto :D) depois de pelo menos umas 5 partidas e felizmente consegui aproveitar a oportunidade. Como não tive que passar pelo sufoco do apuro de tempo achei interessante mostrar a partida. Afinal não é todo dia que se vence um enxadrista desse naipe.



O erro de Iung foi 1...Dd6?? (segundo o próprio Iung o lance correto era Dd7) a replica vencedora é 2.Dc4!+- que levou a seguinte continuação : 2... b5 (se 2...Ce7 3.Dxc8 Cxc8 4.Te8 Df8 5.Txf8#) 3.Dxc6! Dxc6 3.dxc6 a6? 4.c7! Bg7 5.Td1! Bf6 6.Td6 Be7 7.Tb6 Aband.

Infelizmente não ganhei o torneio, pois na última rodada perdi pro Paulo Robson (que acabou campeão da etapa) contra o qual já havia ganho os quatro últimos confrontos. No xadrez assim como na vida, "um dia da caça e outro do caçador" :-D

Comentários

  1. Parabéns ao vencedor dessa partida. Iung é realmente um jogador muito forte, comparável a nível de mestre. Só queria que ele fosse um pouco mais velho, para pegar Luis Gentil e Ronald Câmara! kkkkk.
    Fiquem em Paz, um forte abraço. Walter

    ResponderExcluir
  2. O cara é mestre FCX tem 2400 FCX já...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Brandão ! Realmente é complicado ganhar do Iung em torneios aqui no Ceará.

    Queria aproveitar este espaço e dizer que não acho correto homologar torneios fechados (feminino, escolar, juvenis...) como se fossem torneios abertos e contar pontos para rating FCX.

    Você como árbitro sabe que isso dá uma confusão danada na hora do emparceiramento de torneios abertos: um desequilíbrio, uma injustiça, enfim, não faz sentido...

    O que os amigos Marcius e Fernando pensam a respeito disto?

    Aloisio Lopes

    ResponderExcluir
  4. Aloisio, qual seria sua sugestão em relação ao rating?

    ResponderExcluir
  5. Amigo Fernando,

    Creio que seria justo contar rating apenas para torneios em que todas as categorias possam participar (absoluto,juvenil, feminino, infantil, etc.).

    Nos casos de torneios fechados, o rating FCX só seria usado para o emparceiramento e não seria contabilizado.

    Caso vocês discordem eu posso citar um exemplo do desequilíbrio.

    ResponderExcluir
  6. Aloisio eu discordo completamente. Já imaginou se a CBX e a FIDE usasse essa mesma lógica que você propõe? Torneios como o Capablanca não poderiam ser calculados.

    ResponderExcluir
  7. O amigo Fernando não entendeu, ou eu expressei-me mal.

    Bem, o Memorial Capablanca é um torneio fechado, porém é absoluto, podem participar quaisquer categorias, inclusive este ano participou o amigo Brendo Gomes, em outros anos participaram mulheres, se não me engano a Suzana Chang.

    Portanto o Memorial Capablanca valeria rating.

    Quando falo de torneio "fechado" estou falando de categorias, como incluí nos parênteses acima.

    Vamos lá... não vou citar nomes pra não fazer polêmica....

    Vamos dizer que a jogadora "Y", campeã da categoria feminino sub-12, só jogue torneios sub-12, ela vai ganhar os 10 torneios que participar, vai sair com um rating de 2029.

    Um dia ela resolve jogar um torneio absoluto e no emparceiramento ela vai sair como se fosse do meu nível (que tenho 2029 absoluto), na realidade o nível dela é o equivalente a 1700 no absoluto.

    Deu pra entender a minha linha de raciocínio?

    To meio sem tempo pra citar um exemplo melhor.

    Mas com certeza sei que tem fundamento.

    ResponderExcluir
  8. Fernando,

    Boa noite.

    Vou citar o exemplo da enxadrista "Y"

    É uma garotinha de 9 anos que tem rating 2005.

    Ela só joga torneios de sua categoria sub-10 ou feminino.

    Este rating seria para sua categoria e não para o absoluto.

    Só pra você sentir o desequilíbrio, se você fizer um match de 50 partidas entre ela (2005 de rating) e meu amigo Jorge da Silva Nogueira (que tem rating 1848), vai dar Jorge 50 x 0 ela.

    Num emparceiramento de um torneio absoluto a "Y" iria ficar acima de muita gente bem mais forte que ela. Causando um desequilíbrio.

    Quando falo de torneios "fechados", eu não quis falar de final de cearense, nem memorial capablanca, porque são torneios absolutos (homens, mulheres e crianças podem participar, basta se classificar ou ser convidado.....) eu quis falar de torneios fechados por categoria (sub-10, feminino, sub-20, etc.)

    Portanto, o rating de 2005 da "Y" seria o rating da categoria dela, conquistado jogando na categoria dela e não conquistado na categoria absoluto.

    Veja se o amigo concorda agora.

    Abraços,
    Aloisio

    ResponderExcluir
  9. Não faz diferença caro Aloisio! Distorções sempre vão ocorrer independente do torneio ser aberto , fechado ou por categoria. Se não teriamos que criar um rating também só pro feminino e por ai vai ;D Acho que a confusão seria maior. Melhor um rating só.

    ResponderExcluir
  10. Mas é um desequilíbrio muito grande.

    Vou citar o exemplo da enxadrista "Y"

    É uma garotinha de 9 anos que tem rating 2005.

    Ela só joga torneios de sua categoria sub-10 ou feminino.

    Este rating seria para sua categoria e não para o absoluto.

    Só pra você sentir o desequilíbrio, se você fizer um match de 50 partidas entre ela (2005 de rating) e o Jorge da Silva Nogueira (que tem rating 1848), vai dar Jorge 50 x 0 ela.

    Num emparceiramento de um torneio absoluto a "Y" iria ficar acima de muita gente bem mais forte que ela. Causando um desequilíbrio.

    Quando falo de torneios "fechados", eu não quis falar de final de cearense, nem memorial capablanca, porque são torneios absolutos (homens, mulheres e crianças podem participar, basta se classificar ou ser convidado), eu quis falar de torneios fechados por categoria (sub-10, feminino, sub-20,
    etc.)

    Portanto, o rating de 2005 da "Y" seria o rating da categoria dela, conquistado jogando na categoria dela e não conquistado na categoria absoluto.

    A sugestão que dou, é que não só seja contado rating para torneios da categoria absoluto, na qual qual podem participar todas as categorias.

    Vamos ver se os amigos concordam agora.

    ResponderExcluir
  11. No penúltimo parágrafo, não expressei-me bem.

    Eu quis dizer:

    A sugestão que dou, é que SÓ seja contado rating para torneios da categoria absoluto, na qual podem participar todas as categorias.

    Torneios exclusivamente femininos e por idade, não sejam contabilizados.

    ResponderExcluir
  12. Aloisio, você está correto na sua avaliação.

    É por isto que antigamente devia-se jogar pelo menos 16 partidas com quem tinha rating para então se ter seu rating.

    Uma outra saída que pensei na época que implantei o rating FCX era a de variar o K de acordo com o torneio. Assim atenuaria casos como este que você relatou pois para atingir um rating alto teria que jogar e ganhar mais vezes.

    Pra voce ter uma idéia, se for realizado um torneio com jogadores partindo do "zero" (1800) com 7 rodadas, se o campeão vencer as 7,(o que normalmente acontece) o rating dele pula pra quase 1900. Se fizer mais um, já quase chega a 2000.

    Se for aplicado um K de 10 para estes torneios, por exemplo, no primeiro ele só ganharia 35 de rating em vez dos 86 como acontece hoje.

    Para complementar a idéia, pensei em definir o K pelo rating medio dos participantes. media de 1800 ou menos teria um k = 10, media até 2000 k=20 e maior k=25. Mas eram só suposições!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  13. Só pra avisar que o campeonato feminino do mundo vale rating e vale rating absoluto.
    E os de base tb valem rating.
    E é apemas um por ano, não vai interferir em nada.
    Caso seja tb feito apenas um ou poucos por ano.

    ResponderExcluir
  14. Aloisio... Acho que não interfere muito pois no final todo o rating sempre vai para os "mais fortes" mesmo...

    É uma questão de tempo uma jogadora do tipo "Y" citado começar a perder o rating dela quando participar de torneio absolutos. Ela pode ser muito forte entre as mulheres mas acabam por doar todo o rating para os homens.

    Todavia...
    Existem mulheres que são fortes mesmo e participam de torneios absolutos e femininos e só aumentam rating... É o caso da GM Judit Polgar. A partir do momento que se aplica uma divisão como esta poderá estar cometendo uma grande injustiça com estas mulheres.

    Se você falasse algo do tipo perto de uma mulher desta... hahahaha... Tenho é pena hauahuahauahu...

    Cuidado que isto pode ser considerado Maxismo. E se sua namorada ler isto pode ter briga em casa! hauahuahauhua... =)

    ResponderExcluir
  15. Como a "Super Interessante" comprovou que as mulheres possuem 2 bilhões de neurônios a menos, é só colocar elas para começarem com 200 pontos de rating a menos que os homens. Ou seja... em vez de 1800 começam com 1600.

    É só uma piada! Não levem a sério... por favor... hauhauahuahauhauhauahu...

    ResponderExcluir
  16. Antes de tudo queria dar os parabéns ao mestre Igor pelo excelente resultado no Aberto do Brasil!

    Muito bom rapaz, vc ficou na frente de alguns MFs e de muita gente com rating FIDE alto. Representou muito bem o Ceará!!

    Bem, eu só quis dizer que torneios fechados por categorias não deveria valer rating rating. Mostrei até uma situação real.

    Eu já mandei esta questão pro AI Antonio Bento, pra ver o que ele diz a respeito. Das 14 causas que mandei pra ele até hoje, ganhei 14. Vamos ver se errei desta vez. Sempre tem uma primeira né ? hehehehe

    Agora, não gostei nem um pouco quando você me chamou de machista, estou bastante chateado com você. Pensei que vc era meu amigo.

    Só pra te provar que não sou machista, resolvi até dar mais liberdade à minha noiva: vou ampliar a cozinha!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Valeu Igor!

    Parebéns de novo!

    ResponderExcluir
  17. Depois do que aconteceu agora a pouco por aqui... tô começando a achar que mulher deveria começar com 1600 mesmo... hauhauahuaauahuah... PQP!

    ResponderExcluir
  18. Corrigindo a terrível Capivarada, errata:

    "Depois do que aconteceu agora a pouco por aqui (EM CASA)... tô começando a achar que mulher deveria começar com 1600 mesmo... hauhauahuaauahuah... PQP!"

    ResponderExcluir
  19. Ta ae Marcius a partida...
    Brancas x Pretas

    (Daniel Madson) (Iung Pinheiro)
    1 x 0

    1- d4 x Cf6
    2- c4 x c5
    3- d5 x e6
    4- Cc3 x exd5
    5- cxd5 x d6
    6- e4 x g6
    7- Cf3 x Bg7
    8- h3 x 0-0
    9- Bd3 x a6
    10- a4 x Cbd7
    11- a5 x Ce8
    12- Bg5 x Bf6
    13- Dd2 x Bxg5
    14- Dxg5 x Dxg5
    15- Cxg5 x Ce5
    16- Be2 x h6
    17- Cf3 x Cxf3
    18- Bxf3 x Bd7
    19- Be2 x Cc7
    20- 0-0 x Tfe8
    21- f3 x Rg7
    22- Rf2 x Tab8
    23- Ta2 x b5
    24- axb5 e.p x Txb6
    25- Tfa1 x Ta8
    26- Bc4 x Rf6
    27- Re3 x Bc8
    28- Rd2 x Tab8
    29- b3 x Bd7
    30- Ca4 x Tb4
    31- Cc3 x Bb5
    32- Bxb5 x axb5
    33- Ta7 x Tc8
    34- Tb7 x Re7
    35- Ta1a7 x Rd7
    36- Cxb5 x Txb3
    37- Txc7+ x Txc7
    38- Txc7+ x Rd8
    39- Tb7 x Tb2+
    40- Re3 x Tb3+
    41- Rf4 x c4
    42- Cxd6 x Tc3
    43- Cxf7+ x Rc8
    44- Cd6+ x Rd8
    45- Cxc4 x Abandonam.

    ResponderExcluir

Postar um comentário