Dicionário Enxadrístico

Em qualquer livro de xadrez é fácil encontrar termos específico do jogo, tais como ala da dama, ala do rei , en passant, etc. Mas nem todos os termos ou expressões são encontrados! Então para preencher esta lacuna vamos aqui relacionar estes termos faltantes. Vou dar o início e ai conto com a ajuda de todos para continuar. OK? então la vai :

Roque : Quando o jogador perde duas partidas seguindas. Diz-se então que ele fez um roque.

Roque grande : Quando o jogador perde 3 partidas seguidas.

Roque duplo : Quando o jogador perde 4 partidas seguidas.

Roque e rocão : Quando o jogador perde 5 partidas seguidas.

rocão duplo : quando o jogadore perde 6 partidas seguidas.

Capivara : jogador que não vê muito bem (como a capivara) os lances no tabuleiro.

Canelão : É um capivara melhorado. Tem uma visão melhor dos lances e ,algumas vezes, chega inclusive a ganhar de jogadores tidos como fortes.

Ataque cardiáco : É quando o jogador, totalmente perdido na posisão, fica jogando até que o adversário tenha um ataque do coração.

Variante caranguejo : Quando o jogador começa a voltar as peças ,jogando para trás.

Xico Mate : Personagem do folclore enxadrístico que geralmente representa uma pessoa real que passou por situações ,no mínimo, engraçada ou aventuras por causa do xadrez. Então para não expor estas figuras ímpares usa-se o nome "xico mate".

"Pra cima dos tôcos": Expressão usada quando o jogado ataca no peito e na raça, sem muita técnica ou organização. E acreditem, as vezes funciona.

"Não é assim que se embira caçote não:" Resposta normalmente dada pelo jogador que refutou um ataque do tipo "pra cima dos tôcos".

Um abraço!

Comentários

  1. Baitola = "Jogador Forte" (Pelo menos foi o que eu disse pra um que me perguntou isso lá no Rio de Janeiro. hauahuahauhaauahau...)

    Depois da minha explicação ele me confessou que o torneio estava cheio de baitolas. hauahauhauhaua...

    ResponderExcluir
  2. ahh Igor, acabou de estragar a primeira história do xico mate :( agora todo mundo vai saber que foi tu :D, mas vou publicar assim mesmo! hehehe

    ResponderExcluir

Postar um comentário