Mini-curso: Oposição – Parte 2

Como estou devendo post sobre o míni-curso de oposição, vamos voltar a ativa por ele então:

A pergunta que não quer calar é : ISSO GANHA PARTIDA? Feita pelo meu querido amigo Irineu Paixão. A resposta é : COM CERTEZA (e também salva partidas). Vez por outra consigo somar pontos importantes em torneios (inclusive ganhando premiações) só pelo fato de meus adversários não saberem a regra da oposição,e portanto, perderem em posições de empate! Só este ano já marquei 2 pontos assim! hehehehe!

A primeira técnica é o que chamo de método russo. É bem simples : divida, mentalmente, o tabuleiro em sub-tabuleiros de 4 casas e para cada casa você atribui uma letra – a,b,c e d. Veja a figura de como ficaria isto :



Pois bem, feito isto, a regra para ganhar a oposicão é bem simples : PARA GANHAR A OPOSIÇÃO VOCÊ DEVE JOGAR O SEU REI NA CASA DE MESMA LETRA EM QUE ESTÁ O REI OPONENTE.

Aplicando isto no problema exposto : O rei negro está em uma casa de letra "a", portanto o único lance para as brancas é : 1.Ra2!! colocando o rei na casa "a" equivalente. Fácil né?

Continuando : 1... Rb8 2.Rb2!! novamente único. Qualquer outro lance permitiria o ganho de oposição pelas negras. Pode conferir. Se 1... Ra7(c) 2.Ra3!!(c) e se 1...Rb7(d) 2.Rb3!!(d). A sequência mais difícil para as brancas é manter o rei na linha 8 porque o rei branco tem que ficar a distância. Avançar pelas linhas facilita porque leva a oposição direta. Mas o rei negro tem que se dirigir para a ala do rei ,caso contrário o caminho ficaria livre para o rei branco. Portanto : 2... Rc8 (a) 3.Rc2!(a) Rd8(b) 4.Rd2!(b) Re8(a) 5.Re2(a) Rf8(b) 6.Rf2(b) Rg8(a) 7.Rg2(a).

Chegamos ao ponto crítico: 7...Rh8 8.Rf3!! (O movimento do Cavalo, como o Igor falou. Assim de longe não dá pra ficar muito claro, mas se você imaginar os dois reis em oposição direta, tipo Rg8 e Rg6, se Rh8 então Rf7 e as posições dos reis marcam um lance de cavalo) Com este lance o rei branco se dirige a f8 e caso o rei negro volte pra coluna g para impedir pelas casas a ou c então o rei branco mantem a oposição jogando em casa equivalente. O mesmo vale se 7... Rf8 8.Rh3, só que ao contrário.



Agora o resto é fácil : 8...Rg8(a) (Se Rh7 9.Rf4! rumo a f8) 9.Rg4(a) Rf8 10.Rh5 Rg7(c) 11.Rg5(c) Rh7 12.Rf6 Rg8(a) Rg6(a) e chegamos a oposição direta e à vitoria.

Comentários

  1. Muito mais fácil a regra de que entre as duas casa deve haver um número ímpar de casas. Ex: a1 e c7 = 5 casas (b2, b3, b4, b5 e b6), há oposição; d4 e f7 = 2 casas (e5 e e6), não há oposição.

    ResponderExcluir

Postar um comentário