BNB 2008 : Análise (?!) 1a. rodada

A primeira rodada do Interno do BNB deste ano foi marcada pela abertura do peão de dama. Foram 9 partidas (7 diretas e duas por reversão via Cf3 e c4) e apenas uma e4 (! segundo Leone Moreno e Bob Fischer). Eu me voluntariei para fazer os pgn´s (Baixe aqui) e como prometi para alguns, sempre que possível tentarei fazer alguns comentários sobre as partidas (Êita que tô ficando importante :-D). Como não tinha nada para fazer neste sábado, lá vai pra quem não pôde estar presente :

PS: Quem quizer as partidas analisadas pelo Fritz pode baixar aqui

Se colar ... colou : Marcio e Marcius
Na mesa 1 meu peão de d4 já tava condenado há alguns lances o que deixaria as brancas com uma boa vantagem para o final. Mas antes de entregá-lo, e inspirado na partida do Darcy com o Patriolino) joguei 24... Df5 (se colar :-P ). Na verdade esta já era a terceira tentativa desesperada de manter o pobre infeliz peão. Já tinha tentado descoberto com Bh7+ (por isso que o rei tava em f1) e até o mate estilingue com De5 e Bd6 :-D.



25.Txd5?? (colou :-D, 25.Db3+=) Cg3 e escapei de mais uma. Ufa! E como diria Darcy, "tenho muita sorte"!

A mais loooooonga : Aloísio x Fernando CEFET
Aconteceu na mesa 2, a partida teve 51 lances. É bem verdade que a partida do João Batista com Inácio teve 53 lances, mas convenhamos que não valeu por causa do Ataque cardíaco (ver mais adiante). Talvez a partida fosse mais curta se nesta posição Aloísio tivesse jogado fxe3! no lugar de Tf7. Se fxe3? leva Bh2, se colar colou :-D, tô ficando bom nisso hehehehe.



Davi e Golias : Davi Sales x Airton Ferreira
Na mesa 3, Davi deixou passar uma das raras oportunidade que Airton dá aos seus adversários depois de 23... Cd7? :


24.Ta6 Db7 25.Ta7 seguido de 26.Txc7! dava vantagem decisiva para as brancas. Mas acabou jogando 24.Te1?? Ce5=. Davi não derrotou Golias mas também não perdeu, conseguiu um glorioso empate com um experiente e perigoso oponente. Parabéns Davi.

Empate??? Sampaio x Edvaldo
Na mesa 4, depois das brancas terem duas oportunidades de vencer a partida (segundo o Fritz 10, ver pgn com analise do Fritz) a partida terminou empatada após 35... Dc8 :



O meu novo brinquedinho, O Fritz 10, diz que ganha jogando 36.Cxe5! e o Fritz 4 (é o novo!!) diz que as negras estão um pouco melhor depois 36.Cxe5! e recomenda 26.Txb8 =. Acho que foi um bom investimento :-D, (ou não). Por via das dúvidas é melhor deixar empatado mesmo, sabe-se lá o que estes programas fazem.

A mais curta : Daniel x Irineu
Aconteceu na mesa 5. Pô Irineu, toda vida que tu joga comigo é mais de 30 lances (bem suados) e com o Daniel tu dá esse mole todo, só 18 lances. Assim não vale!!! hehehe. Brincadeira cumpadi, na vida é assim, tem dia que nada dá certo!


Despois de 13.Bxh7! as coisas ficam insustentáveis para as negras.

Ataque cardíaco (ver dicionário) : Batista x Inácio
A última vez que usei esta variante foi contra o Nazareno no Memorial Acioly Borges deste ano, naquela vez o ataque funcionou e acabei empatando mesmo com uma peça a menos. Aqui João Batista tenta o mesmo ataque, mas com duas peças a menos (cabra maxo). Talvez seja por isso que não funcionou desta vez :-D. Mas na verdade acho que ele levou o nome da variante ao pé da letra e só tentou este ataque porque viu o Inácio jogar o rápido do CEFET com aparelhos de medir pressão por todo o corpo (isso é que é verme por xadrez hehehehe).



27.Ta1! Iniciando o Ataque cardíaco que durou mais 27 lances. Mas Inácio manteve a pressão sob controle! É isso ai João, nunca desista... "Um timoneiro que se preze continua a navegar mesmo com a vela despedaçada". Já dizia Sêneca.



Seguuuuura peão : Orlando x Rejane



16.c5 Bb8 17.c6 Df5 18.cxb7 Dxf3 19.bxa8=D. Êita peão danado... A Rejane até que ainda tentou o Ataque Cardíaco, mas Orlando está com a saúde em dia!

"Roque in Roll" : Roberto Melo x "Laroca"
Essa foi osso traduzir a planinha, mas eu tinha que conseguir pois estava super curioso pra ver as negras jogar 0-0-0 contra a Ruy Lopes, pra mim inédito. Êis a posição depois de 11... 0-0-0 :



Êita "Laroca" cabra maxo sim senhor :-D

Visão de longo Alcançe : Edmar Monte x Anderson
Na seguinte posição o Coronel Monte mostrou toda a sua estratégia militar : 10.Ta2!!



1.Tira a torre da mira do Bg7 2. Continua defedendo a4 3.Prepara b3, Bb2 e 4.Prepara o futuro Tf2 dobrando as torre para atacar o rei negro depois de f4.

Por hoje chega que já tô cansado,levei quase o dia todo fazendo isso que chamei de análise. Vamos aguardar os acontecimentos da próxima rodada...

Marcius Brandão
Um enxadrísta metido a jornalista dando uma de comentarista :-P

Comentários

  1. Na partida Aloísio x Fernando...
    Quem pode jogar fxe3 é o Negro, no caso o Fernando.

    Interessante o final. Que poderia ter ocorrido algo do tipo como 44... Rc2 45.Ce4 Bh4 46.Cd6 Rb2 47.Cb5 c4!! depois O negro ainda irá fazer algo como Bg3 e Be5...

    E apesar do peão a menos para as negras, acredito que se o branco tentar forçar, irá perder.

    ResponderExcluir
  2. Hehehe... e o Ta2 do Monte jah está anotado!

    ResponderExcluir
  3. Nota 10 !

    A gente só tem a agradecer rapaz.

    Isso nos incentiva.

    ResponderExcluir

Postar um comentário