Ofereço empate!

Na última assembléia da FCX , dia 10 de janeiro de 2009, mudou-se completamente a forma de disputa da Final do Campeonato Cearense para este ano. O novo regulamento pode ser resumido mais ou menos assim :
A final será fechada aos enxadrístas cadastrados na CBX com UF "Ceará" que atingirem o índice de 50% de pontos em relação a quantidade de rodadas de qualquer torneio CBX realizado no ano e homologado pela Confederação Brasileira até a data de encerramento das inscrições da final.
Mais simples impossível. A questão ai, pra mim, é o índice! 50% é ao meu ver, no mínimo, um valor infeliz para o xadrez. Recentemente a FIDE divulgou as novas mudanças nas regras e num esforço de evitar os empates de comum acordo definiu :

O regulamento de uma competição poderá especificar que os jogadores não poderão empatar de comum acordo num determinado número de lances (ou mesmo não poderão empatar em hipótese alguma), sem o consentimento do árbitro.

O Árbitro Internacional Antônio Bento teceu o seguinte comentário sobre a regra :
"Respeito ao público e aos patrocinadores em detrimento à vontade dos jogadores, mesmo assim apoio totalmente a idéia. Como efeito colateral, muita gente vai aprender mais xadrez em vez de empatar por medo de perder cada vez que se sentir inseguro numa dada posição. Jogadores irão jogar com mais objetividade e resistência, pois jogar finais empatados nem sempre é tão fácil como possa parecer".

E 50% lembra o que? Respondo: EMPATE!

Vou dar apenas 3 motivos para mudar o índice para 60%:
Primeiro: Para se classificar o jogador precisa apenas empatar todas as partidas. Com 60% força o cara a ter pelo menos que vencer um partida.
Segundo : Oficializa o torneio "marmelada", onde todos se classificão. Bastando para isto que todos empatem suas partidas .
Terceiro: 50% praticamente não é índice seletivo de nada, pois não gera nenhum esforço. Muitos se classificarão com facilidade, desvalorizando a final e esvaziando os últimos torneios de baixa ou sem nenhuma premiação (o que já é outra polêmica que discutiremos depois).

Ofereço empate!

Comentários

  1. Perfeito Marcius!

    Melhor argumento, impossível.

    Este " 50% " irá conflitar com a nova regra da FIDE.

    Sem dúvida alguma 60% é bem mais coerente.

    Não tem nem o que discutir.

    E acho que isso pode ser resolvido rapidamente, basta mandar um e-mail pra todos os participantes da Assembléia e homologar.

    Tomara que mude.

    Abraços,
    Aloisio

    ResponderExcluir
  2. Quando lhe oferecem empate, tente descobrir por que o adversário se acha em desvantagem. — Nigel Short

    ResponderExcluir
  3. Comprovando a tese!
    Marcius 2.5

    ResponderExcluir

Postar um comentário