Em busca do ELO perdido

Desde que conheço a FCX que o rating ELO (O que é isso?Click aqui) da FIDE ficava em quarto ou quinto plano (quando havia plano) e quando acontenciam eram de forma sazonal, de acordo com as fases da lua :-D. Pra ter uma idéia, não lembro quando foi o torneio aberto FIDE antes do Aberto do Brasil de 2002 em Aracati , quando Pedro Neto e eu estávamos a frente da FCX, e o próximo só ocorreria quatro anos depois no Aberto do Colégio 7 de Setembro, já na gestão do Fernando, mas que, por falta de jogadores FIDE, acabou nem contando para rating FIDE, somente CBX.

Alguém poderia perguntar: "E daí?". Respondo: Se na época que eu era presidente a imprensa (televisiva e escrita) ficava muito interessada quando anunciava-mos um torneio de âmbito nacional (o rating CBX) imaginem a moral que teremos quando começar-mos a divulgar, cada vez mais, torneios valendo pro ranking internacional. Já pensou? Vocês precisavam ver o orgulho dos patrocinadores falando "internacional" no Aberto do Sertão de 2008!! O prestígio foi tão grande que Fernando já confirmou o de 2009 (ver aqui).

Além da escassez de torneios FIDE aqui no Ceará outro problema é a escassez também de jogadores rankiados. Para quem não sabe, para se ter rating FIDE é preciso jogar pelo menos 9 partidas com quem já tem e no mínimo 3 partidas por torneio. Mas nem tudo está perdido. Ano passado, Igor Palácio e Fred Saboia se juntaram a Iung Pinheiro , Silvio Lucena e Nazareno Xavier a este seleto grupo aqui no estado (infelizmente Felipe Fernandes se mudou). E para não dizerem que isto é apenas coisa para campeões cearenses, Irineu Paixão deve sair com seu ELO já na próxima listagem da FIDE.

Em primeira mão!!!

E se tudo der certo (e dará!!) não precisaremos viajar pra Belém, Natal nem Pernambuco. Além do Aberto do Sertão, Fernando já está com o dedo no gatilho pro Aberto da UNIFOR, confirmando outro em Barbalha, pelo menos uma das etapas do Circuito Terra do Sol, a Final do Cearense, o Memorial Chico Alves e o Fred Sabóia pretende reeditar a Copa INELSA (mas agora para 22 participantes).

Então, o que está esperando? Junte-se a nós nessa busca e recuperar o tempo perdido!

"Caçadores" do ELO perdido (por enquanto) :
ALESSANDRO MARINHO BEZERRA
ALOISIO LOPES DE SOUSA FILHO
DANIEL MADSON DE MEDEIROS AMORIM
LEONE MORENO LUCAS
MARCIO FELIPE DE MEDEIROS AMORIM
MARCIUS GOMES BRANDAO
MARCOS FABIO COSTA DE OLIVEIRA
PEDRO DE LIMA NETO

Comentários

  1. O Pedro Neto jogou o Capablanca 2008, ele deve sair com ELO perto de 2200 na próxima lista creio.

    ResponderExcluir
  2. Eu converseicom o Pedro Neto no último sábado e segundo ele me informou o Capablanca do ano passado nao vai valer rating.

    ResponderExcluir

Postar um comentário