Mini-Curso : Vá pra final sem jogar!!

Baseado no post "Ofereço empate" resolvi comprovar a tese : De que o índice de 50% é tão coxeasse, que não seria preciso jogar sequer uma única partida de xadrez para se classificar para a final do cearense de 2009. Mamão com açucar! Melzinho na chupeda!

Depois de testar na prática, publico agora um pequeno manual de como se classificar pra final do Campeonato Cearense de 2009 sem jogar uma única partida:

Passo 1 - A escolha do torneio:
Escolha um torneio mais ou menos, sem premiação e dê preferência aos primeiros do ano. Assim você terá outras pessoas com o mesmo objetivo que o seu: "Se clasificar". Não deixe pro segundo semestre porque as leis da FIDE vão mudar em julho e será bem mais difícil aplicar este manual. E também porque praticamente todo mundo já se classificou e não terão mais nada a perder ou você não poderá jogar por um motivo ou outro! Portanto se classifique logo!

No caso, escolhi a primeira etapa do circuito terra do sol, que assim como nos anos anteriores, ofereçe premiação sem nenhum atrativo. Não que eu jogue por dinheiro, mas é que quando tem premiação boa eu sei que todo mundo vai dar o melhor de si. E como tudo aqui no blog, "a gente mata a cobra e mostra o pau", coloquei as súmulas e fotos como "'fotos' e dados" da tese :-D.

Circuito Terra do Sol 2009 - 1a Etapa
Click na imagem pra ver todas as fotos

Passo 2 - A primeira rodada :
Ofereça empate! Não caia na besteira de querer jogar. jogar pra quê? A primeira partida normalmente é na sexta-feira a noite, todo mundo cansado de uma semana cheia, ter que acordar cedo pra próxima partida, etc. Não perca tempo, empate logo e vá pra casa descansar para as próximas partidas (você poderá precisar hehehe) , assista ao big-fone do BBB9 e vá durmir. Simples assim!


Quando fiz o meu primeiro lance e ofereci empate a Rebeca não aceitou de cara, parou, pensou, foi conversar com seu professor e quando voltou acabou concordando comigo. Ela também estava muito cansada. Empatamos e fomos embora descansar. Bom pros dois!


Passo 3 - Segunda Rodada :
Tirando o passo 4, este é o mais difícil. Neste ponto você poderá ficar tentado a "correr por fora"! Não faça isso! Esta estratégia é para se classificar nas primeiras posições, mas isto é outra história (posso contar depois se alguém quizer) e não é nosso objetivo aqui. A meta é se classificar pra final do Cearense e de preferência sem gastar nenhuma "bala". Portanto acalme-se e ofereça empate sem culpa!


Passo 4 - A Terceira Rodada :
ATENÇÂO! Este passo é o mais difícil de todos. Primeiro porque você pode ser emparceirado com alguém que quer ser campeão mas perdeu uma partida e o coitado acha que ainda pode ser campeão. Ponham isso na cabeça, no suiço perdeu babau. Neste ponto, só oferecer empate não basta, é preciso explicar para seu adversário que se ele conseguir 1.5 para a próxima rodada sua classificação estará assegurada (ver passo 5).


Ainda bem que não peguei alguém que ainda sonhava em ser campeão com 1.5 em três partidas. Santa ilusão! No meu caso tive sorte no emparceiramento e o Laroca aceitou prontamente meu empate. Mas não se iluda, a terceira rodada é a mais difícil de convencer seu adversário de que o empate garante a vaga, portanto tenha o discurso na ponta da lígua.


Passo 5 - A quarta Rodada : Mais fácil que este passo só o próximo. Quem chega na 4a rodada com 1.5 já pode se considerar classificado, pois é preciso de mais meio ponto para poder ir pro passo seguinte e como seu adversário também estará na mesma situação que a sua, então ofereça empate e pode comemorar sua vaga na final, praticamente.

Como Hugo é um cara muito inteligente, nem foi preciso explicar nada, ele já tinha sacado tudo e o empate foi prontamente aceito. O engraçado aqui é que eu já tinha dois pontos e ainda tinha um monte de gente com menos pontos que eu. kkkkkkk.

Passo 6 - A quinta Rodada :
Esta é a parte mais fácil. Se você executou todos os passos anteriores direitinho, estará agora com 2.0 e em 90% dos casos você será emparceirado com outro de 2 pontos. Então relaxe, que ninguém em sã conciência irá querer se matar jogando, pois uma vitória não dará o título a nenhum dos dois. Portanto relaxe, ofereça empate e fique olhando a negrada de 1.5 se matarem pelo índice. Bem feito! quem mandou jogar!


Confesso que aqui senti um friozinho na bariga. Porque Irineu é um cara que gosta é de jogar, seja onde for, com quem for e em que mesa for. Todo o meu "esforço" estava em xeque. Já tinha até me preparado psicologicamente pra partida, mas ainda bem que ele aceitou minha proposta de empate e podemos ficar assistindo o pessoal com 1.5 se matarem pela classificação. Ô povo pra complicar as coisas!!

E pensar que o Alessandro deixou de jogar o torneio só porque ficou sem os óculos! Pra que óculos?!


Pois é, aqui é assim, a gente perde o meio ponto mas não perde a matéria!

Comentários

  1. Pois é Márcio, não perde a matéria mas perde a ética. Tu que vive defendendo uma postura correta no jogo de xadrez mas acabou de demonstrar que como muitos você quer mesmo é ver o circo pegar fogo. É como diz o ditado: "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço!". Lamento sua conduta.

    ResponderExcluir
  2. É Brandão, no meu caso não deu certo. Estava na última rodada com 2 pontos, peguei um adversário com 2. Assim que começou a partida pensei (esse foi meu erro) vou jogar alguns lances para encher linguiça e depois ofereço empate, nem que eu esteja ganho não tem porque eliminar o cara. Então assim foi feito. La pelo lance vinte e poucos ofereci empate. Meu adversário disse: "vamos jogar só mais um pouquinho." com estas palavras pensei que ele só queria encher um pouco mais a linguiça, respondi "tudo bem" e comecei a jogar sem analisar. Dois lances depois eu podia ter ganho um peão, mas ignorei. Mais tres lances jogados ao toque e... cai numa posição com mate em quatro. Covardia, fiquei sem vaga.

    ResponderExcluir
  3. rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

    É Marcius mais tem quer lembra que essa tecnica só fale para os jogadores forte igual a vc, pois de cara quando vc é emparcerado com um adversario mais fraco ou do seu nivel teoricamente o cara ja fica preocupado com o adversario que vai emfrentar.

    E sem lembrar que nesse campeonato vc era o maior rating da competição.

    Quero ver um jogador com rating 1700 fazer uma proeza dessa.

    rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

    Valeu pela materia.

    Luis Antonio Barreto
    Canindé-Ce

    ResponderExcluir
  4. rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

    É Marcius vc tem quer lembrar que essa tecnica só vale para jogadores do seu nivel, pois de cara quando um jogador de seu nivel ou mais fraco é emparcerado com vc ja fica preocupado com a partida.

    E sem falar que vc era o jogador de maior rating CBX da competição. Escutando um pedido de empate no inicio da partida é um presente. rsrsrs

    Quero ver um jogador de rating 1600 fazer essa proeza.

    rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

    Mais valeu pela materia........

    Mais eu em particular gostaria que vc tivesse ganhado a competição pois tinha jogador de outro estado, o cara la de fora vem so ganhar a competição aqui no ceara os internautas ver no site e diz nao tem jogadores fortes no ceara nao?

    Valeu marcius e tudo de bom para vc e sua familia.

    Luis Antonio Barreto
    Canindé-Ce

    ResponderExcluir
  5. É ISSO AÍ BRANDÃO...

    "MANDA QUEM PODE, OBEDECE QUEM TEM JUÍZO".

    JÁ QUE PUSERAM A FINAL COM ESSE NEGÓCIO DE FAZER SÓ 50% É O JEITO OBEDECER, MAS DEPENDENDO DO SEU RATING, DÁ PRA CLASIFICAR SEM NEM JOGAR...

    ResponderExcluir
  6. boa materia! vc comprovou o que disse esse 50% eu tambem briguei muito para que fosse mudado pra 60%,mais não deu! assim como o mestre Irineu eu tambem não gosto muito de empatar não, se vo para um torneio eu quero jogar ate o fim, pois e o que mais gosto de fazer e jogar uma boa partida de xadrez.

    ResponderExcluir
  7. Não concordo que o idealizador desse formato seja burro. Muito pelo contrário, não é justo expor de maneira tão irônica seus erros. Afinal, neste país, precisampos perdoar nossos companheiros. Sou a favor da democratização do nosso jogo. E também queria pleitear aqui que os parentes dos jogadores que fizerem 50% também se classifiquem, para que possamos participar da final em família, já que muitas vezes temos que faltar a missa para jogar os torneios. (Ass:Gudam)

    ResponderExcluir
  8. Sera que um "capivara" conseguiria tal feito, mesmo seguindo na integra o passo a passo do curso?? Nem conseguiria segui-lo!!
    Pra um Marcius e outros ai que impoe mora da certo, mas duvido que se eu pedisse empate pra alguem este me desse... rsrs

    Mas como prova que estes 50% é uma baba, valeu Marcius!

    ResponderExcluir
  9. Ôpa pessoal, desculpe pela demora nas respostas mas ai vai :

    Olá Marcos Antônio, achei legal você dizer o que disse sem se esconder atrás de um "Anônino". Mostrou que tem personalidade. Obrigado pelo "Tu que vive defendendo uma postura correta no jogo de xadrez", mas não ententi onde perdi a ética. Não confunda com outros empates (e até vitórias) combinandos (antes da partida) para rachar premiação! Pare pra pensar um pouco e me responda : O que você diria de alguém que chegasse pra você e dissese com orgulho -"Estou na final do cearense desse ano"?. Temos que valorizar nosso esporte. De qualquer forma valeu o post, obrigado!

    Quanto ao anônimo que perdeu a vaga na última rodada (pelas minhas contas aqui deve ser o Renan): Meu caro, como você mesmo já percebeu, seu erro foi jogar :-D hehehe, embora eu tenha deixado isso bem claro no manual. Uma pena você não se classificar, mas terá outras chances e agora você já aprendeu. Não desista!!

    Diz ai Lulu!! Cara não precisa tem rating muito alto não. Se você olhar a classificação final, dos 26 jogadores, 18 já estão na final (poderia ter sido 19 se não fosse o Renan), 2 abandonaram e apenas 6 (SEIS!!) não conseguiram a vaga (poderia ter sido apenas 5, se não fosse o Renan. Pô Moésio, sacanagem hehehehe).

    Diga lá Alessandro! Cara tu devia ter ficado e jogado mesmo sem óculos. Já estaria na final kkkk e já podia fazer hora com o Alan que teve que ir pra Juazeiro pra se classificar. Um abraço!

    Oi Gudam, eu não chamei nem insinuei ninguém de burro. "Tu o dizes", eu não! Me inclua fora dessa hehehe. Muito menos considero isso um erro, eu vejo apenas como algo que não combribui para o nosso xadrez. Meu objetivo era apenas mostrar que o índice de 50% não contribui em nada para o xadrez e toda pessoa que joga xadrez, no mínimo, é porque gosta de um desafio! De qualquer forma gostei da idéia dos parentes, assim meus filhos de 5, 7 e 12 anos poderiam jogar a final comigo. Boa. kkkkkkkkkkkkkk Vou apresentar na próxima assembléia da FCX!!!!

    Para o anônimo do dia 19 de fev (arriégua pessoal, custa nada se registrar ai, pelo menos como seguidor do blog. "Pedido de amigo" :-D ) A resposta dada pro Lulu serve aqui também. Ou seja, não se classifica que não quer.

    Obrigado a todos e um []!!!

    ResponderExcluir
  10. Saudações!
    Quando elaboramos o Regulamento 2009, em sua primeira assembléia, o percentual de 50% foi estipulado fruto de um acordo, em que uma maioria dos votantes, manifestou parcer favorável a esse percentual. Na ocasião. os estimados Marcius e Alessandro foram vencidos. Como o material foi exposto no Blog e sujeito à enquete, no qual os jogadores manifestaram uma intenção de maior índice, na assembléia seguinte, que ainda tratavo do assunto, esse índice foi corrigido para 50 a 70%, de acordo com o organizador em contato com a Federação. Com isso mantinha-se o índice da primeira assembléia, onde estavam bem mais representantes com direito a voto e deu-se a oprtunidade de trabalhar com índices mais altos, até 70%. Julgamos ter feito a correção do desvio em tempo necessário. O que lamento nesse que chamo "Manual de Gérson Brandão" (lembram da má afamada Lei de Gérson: o mais importante é se dar bem, certo?), é que ele, pode ser que esteja enganado, reflete uma obra que visa minar o trabalho alheiro. Meu amigo, se você foi voto vencido, se mesmo assim, em outra oportunidade considerou-se sua posição e fruto da sua influência, nesse caso positiva, o regulamento foi alterado, de acordo com a vontade de enxadristas, bem maior do xadrez cearense, tínhamos que estar dando os parabéns pela flexibilidade dos dirigentes e não com publicações que em nada engrandecem à pessoa nem a instituição.
    Antonio Bezerra

    ResponderExcluir
  11. Saudações meu camarada Bezerra!

    Este post realmente NÃO tem o objetivo de engrandecer alguém ou instituição, MUITO MENOS minar o trabalho de ninguém. Este post tinha apenas o mesmo objetivo do índice, ou seja, nenhum :-D. Mas pelo que você escreveu, poderá servir de sustentação para a não-utilização desse indíce que, digasse de passagem, foi aprovada às pressas, sem uma reflexão.

    Penso que você tenha ficado chateado porque, por tabela, tachei sei torneio de "mais ou menos", mas essa é a minha opnião (dá uma lida no título do blog), da mesma forma que para outros o torneio foi "sem futuro" e para outros "muito bom" (ouvi cada palavra dessas na sexta). Infelizmente você terá que conviver com todas elas. Faz parte!

    Aqui no blog sempre ressalto os bons feitos pelo nosso xadrez, é só dar uma geral pelo blog. Mas só posso dar os parabéns à Diretoria da FCX quando os resultados da "correção" surtirem efeitos na prática. Caso contrário, será apenas uma boa intenção. Enquanto isso o minicurso tá valendo!

    PS: O convite da "video-entrevista" para falar sobre o regulamento desse ano continua de pé!

    ResponderExcluir
  12. "Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem".
    Santo Agostinho

    ResponderExcluir
  13. Muito legal a matéria Marcius, se tiver um tempinho pra jogar algum torneio, irei usar o Manual! hehehehehe...

    Acho que o Marcius não quiz ofender ninguém, nem a instituição e nem o trabalho, na minha visão o que ta errado tem que ser é criticado mesmo, criticas como o Marcius fez e não como anônimos e etc.
    Os Xadrez Cearense deu um passo muito importante com a popularização do xadrez, com o Marcius e o Fernando(sem excluir a ajuda de varias pessoas), com a inclusão feminina, trabalho do Ary e da Jacinta(sem excluir as outras pessoas), mas precisamos dar outros passos, o trabalho de popularização lógico que tem que continuar, mas não só esse! Temos que ter mais torneios importantes, torneios que valorizem os jogadores. O que adianta popularizar, incentivar a pratica do xadrez, se na hora que a pessoa se empolga a jogar, encontra dois torneios FIDES no ano, meia duzia de CBXS e etc...Falo isso por experiencia propria, ano passado estava muito empolgado a jogar, mas a falta de torneios importantes desistimula qualquer jogador...O xadrez cearense que tem uma quantidade de jogadores enorme e fortes a nivel de nordeste, NAO PODE TER MENOS TORNEIOS IMPORTANTES QUE NATAL OU RECIFE, tem que pelo menos chegar perto. La o pessoal pega 1000 reias e fazem um torneio FIDE 2h nocaute, aqui a gente pega 1000 e faz cinco FCXS rapidos de 21 minutos.
    Acho o trabalho da federaçao cearense muito bom, e sempre procuro apoiar, mas acho que ta passando da hora pra darmos mais um passo!! Continuar, com certeza, com o trabalho feito, mas também procurar incentivar a galera que leva mais a sério o esporte!

    Abraço a todos
    Diego Luz

    ResponderExcluir
  14. Só mais uma coisa em relação aos torneios, minha opinião é que deviamos, parar de dar premiação nos rapidos, sendo uma premiação só de trófeus ou até porcentagem em grana que sobrar das inscrições. E pegar os 1000 reais que normalmente são gastos nas cinco etapas,e fazer torneios FIDES, já temos alguns jogadores aqui no Ceará com rating FIDE, já daria pra fazer os torneios.
    Um exemplo que eu dou, é o de Juazeiro, no circuito rapido a primeira etapa, da uma premiação de 1500 reais, eu acho exagero, pois um torneio de um dia com uma premiação dessa, na minha opnião não é interessante...se pegasse a mesma premiação e fizesse um FIDe seria muito mais interessante.
    Seguindo esse pensamento daria pra fazermos pelo menos 8 torneios FIDES, quem sabe até 12, um por mês. Sem deixar de ter os rapidos, ja que esses seriam levados menos a serio, soh com premiação pequena, de troféu e medalhas.

    ResponderExcluir
  15. Grande Március,

    Dei uma entrada no blog hoje depois que o Hugo me falou do evento. Entendo que fizeste uma critideira (crítica com brincadeira), pois como tens um bom nível e um nome, é fácil aceitarem o empate. Por exemplo, na primeira partida, a tua adversária consultou o professor, se tu tivesses um rating baixo, o professor diria para ela jogar.

    A fórmula de classificar quem faz 50% não me parece boa, mas como disse um professor meu, só erra quem faz, então parabéns aos dirigentes do xadrez cearenses por estarem fazendo.

    ResponderExcluir
  16. Diga lá Ernesto! quanto tempo!?

    "Critideira", hehehe, gostei. É por ai mesmo! Uma crítica (construtiva) no tom de brincadeira (objetivo do blog).

    Como disse antes, independente do rating ou se você joga ou não, os números dirão por mim, só no primeiro torneio ja foram 18 finalistas de 24 jogadores (portanto não sei se dá pra chamar isso de seletiva e sim de exclusão). O rápido que teve em seguida, classificaria menos gente, mas porque na última rodada tava todo mundo querendo jogar, enquanto que na "seletiva" estavam jogando com o regulamento debaixo do braço.

    E quanto ao "erra quem faz", está fórmula já foi utilizada duas vezes anteriormente, uma por mim em 2001(acho) e outra pelo Fernando em 2004 (se não me engano).

    Quando vier à Fortaleza não esqueça de me visitar!! Um abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário