FIDE concede título ao árbitro cearense Fernando A. Lessa

Hoje me reporto aos amigos enxadristas para divulgar uma noticia que me trouxe muita alegria. A recompensa pela dedicação de doze anos ao oficio da arbitragem enxadrística. Nesta data (10 de março de 2009) foi divulgada a aprovação do meu título de FIDE Arbiter, pela World Chess Federation. A homologação se deu no 1st Quarter Presidential Board 2009 (Istanbul, Turkey), ocorrido de 5 a 8 de março último.

Esse título representa muito para mim. Certamente também é muito importante para o Estado do Ceará ter um árbitro credenciado pela instituição maior do xadrez mundial e sinto-me honrado em poder contribuir para isso. Aliás, em se tratando de Nordeste, nós só temos Joaquim Rubens da Cunha (International Arbiter), no Rio Grande do Norte e Alfredo Sangiorgi (International Arbiter), no Maranhão.

O título é sem dúvida a coração de anos de dedicação e como sempre foi, agora mais ainda, me dedicarei a que outros tenham também essa oportunidade. Oportunidade que tive porque alguns abnegados contribuíram na minha formação e aqui gostaria de fazer referência ao árbitro internacional Antônio Bento de Araújo Lima Filho que teve expressiva participação no meu aprendizado, muito embora só tenhamos nos encontrado pessoalmente uma vez na vida, mas através das inúmeras conversas aprendi a respeitá-lo como Mestre. A propósito, Bento que já faz parte do Arbiter's Council, foi nomeado membro da Qualification Commission. Essa indicação é sem dúvida motivo de grande honra e orgulho para o enxadrismo brasileiro. É isso aí Mestre, parabéns para nós. Com nossos familiares e amigos comemoremos mais essa conquista.

Comentários

  1. Muito boa notícia para o Ceará! Parabéns, Fernando! E que venham mais torneios FIDE agora pra cá também. =)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Fernando!

    Eu que acompanho seu trabalho há mais de 7 anos - desde quando era presidente do Clube Quixadaense de Xadrez - sei da sua luta em prol do nosso esporte.

    Pode ter certeza que este seu título é um orgulho pra nós cearenses.

    Agora é dar oportunidades aos nossos outros excelentes e experientes árbitros, como Ari Maia, Nazareno Xavier, Jacinta Rodrigues e Moezio Nunes, de também participarem de eventos FIDE. Assim nosso xadrez só tem a prosperar.

    Parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
  3. Nem precisa dizer, quanto essa notícia faz muita gente feliz, principalmente que começou a trilhar o caminho da arbitragem graças a você!

    Sucesso!!!

    AR Euclides Marques
    Diretor de Arbitragem da FPEX

    ResponderExcluir
  4. Nem precisa dizer, quanto essa notícia faz muita gente feliz, principalmente que começou a trilhar o caminho da arbitragem graças a você!

    Sucesso!!!

    AR Euclides Marques

    ResponderExcluir
  5. Parabens Fernando!

    Sem dúvidas esse titulo nos enche de orgulho,
    concerteza várias portas serão abertas e
    o xadrez cearense terá mais oportunidades
    de se agregar a globalização enxadristica.

    ResponderExcluir
  6. Fernando,
    Recebo esta informação com alegria. É um prêmio pelo esforço e dedicação de tantos anos ao xadrez.
    Parabéns!!!
    Agora, o xadrez cearense precisa ainda mais de você.
    Um abraço!
    Cícero - Quixadá

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Fernando! Mais uma vitória pessoal e pro xadrez cearense e mais um obstáculo vencido para levar o nosso xadrez ao nível internacional!

    Criei um monstro!! :-D

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Fernando!!!
    Abraçao!!

    Diego Luz

    ResponderExcluir

Postar um comentário