quarta-feira, 15 de abril de 2009

Minicurso : A regra do itinerário

Vez por outra vejo um enxadrísta ou outro deixar passar uma vitória pela simples falta de noção de finais básicos. Um desses conceitos básicos é a regra do itinerário. Na matemática aprendemos que a menor distância entre dois pontos é uma reta e esta regra aplicada ao xadrez trás verdadeiros desastres, porque no tabuleiro de xadrez esta regra não vale. Observem o seguinte diagrama :
Vejam que independente do rei esta em a1 ou h1 a quantidade de lances para se chegar em a8 é sempre 7 , isto também serve para o rei em qualquer coluna da linha 1, pode fazer as contas :-D. Com o rei em a1 tem-se vários caminhos de 7 lances até a8. Confere?

Quando não se tem este conceito coisas do tipo acontecem :


A posição está completamente ganho para as brancas. Mas jogam 1.a4? Este lance por si ainda não perde, mas a idéia por trás dele é que está equivocada : "as brancas pensam em avançar bastante o peão 'a' para deixar o rei negro "bem longe" e assim poderem capturar tranquilamente o peão h7 negro". E a partida continua : 1... Re4 2.a5?? Rd5 3.a6??? Rc6 4.a7???? [4.Rg2 ainda ganhava] Rb7 e agora que o rei está "bem longe" 5.Rg2 (5.a8=D?????) Rxa7 6.Rf3 Rb6 7.Rg4 Rc6 8.Rg5 Rd5 9.Rh6 Re6 10.Rxh7 Rf7 tablas!

Quem prestou atenção na explicação anterior detectou o erro. O erro está no fato de que tanto faz o peão 'a' está em a2, a3, a4, a5, a6 ou em a7 as negras sempre terão que gastar pelo menos 5 lances para capturar o peão!!! Portanto cada avanço deste peão é uma perda de tempo.

Agora vejamos algo mais complexo, é uma composição de Ricardo Reti onde as brancas jogam 1.a4! e ainda assim as negras EMPATAM :

1.a4 e agora?? As negras vão atrás do peão 'a' branco ou apoiam a promoção do seu peão 'f'. Em uma das minhas oficinas um garoto respondeu: "Quebra o rei no meio e vai um pedaço atrás do peão 'a' e o outro pedaço vai apoiar o peão 'f'"!! hehehehe simplesmente brilhante! Parece brincadeira mas é exatamente isso que as negras fazem com 1.... Rb2!! 2.a5 Rc3! Agora que o plano foi revelado o resto é simples 3.Rg3 (3.a6 agora o peão é inalcançável, então vamos apoiar o peão 'f' com 3... Rd3! 4.a7 f2 5.Rg2 Re2 = ) 3... Rd4! 4.a6 (4.Rxf3 Rc5! = ) 4... Re3 5.a7 f2 6.a8=D f1=D =. Muito legal!!

Agora que vocês estão craques resolvam os seguintes problemas :


1.Brancas jogam e empatam

2.Brancas jogam e empatam


3.Brancas jogam e empatam

4.Brancas jogam e ganham
Até a próxima!!

7 comentários:

  1. No problema 3 tem de virar o monitor de cabeça pra baixo neh? =P Só pode estar invertido a posição do diagrama.

    Como evitar o lance negro:
    1... g1=DAMA --> ASSASSINA ESCABROSA e PAVOROSA ?

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  2. Meus palpites capivarescos:
    Prob1... 1. Re7
    Prob2... 1. Rc2
    Prob3... pedi ajuda do Fritz, Entao nao comentarei.
    Prob4... 1. g4

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  3. Valeu Brandão, adorei o post. O problema 3 é bem difícil, levei umas 2 horas pra achar 1. Rc8!! .
    1. Rc8!! b5 2Rd7
    a) Bf5+ 3. Rd6 b4 4. Re5 e com o ganho de tempo o rei alcança o peão
    b) b4 3. Rd6! (se 3. Re6? Re4! e as negras ganham) Bf5 4. Re5 com o mesmo ganho de tempo.
    Gostaria de saber qual o programa que vc usa pra fazer os diagramas.

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  4. Ei Igor, soh o primeiro lance nao vale!
    Beleza Renan, a resposta he essa mesmo. Os diagramas eu faço num programinha em delphi que eu mesmo criei na epoca que eu escrevia pro jornal o Povo. Foi bom eu ter guardado, esta sendo util de novo :-D!!

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  5. Dar a linha toda como resolução de cada problema, como o Renan fez, não permite que outros expectadores opinem sobre a soluçao.

    Dar só o primeiro lance de cada problema, como eu fiz, permite que todos opinem. Afinal, se ninguém vê a linha completa, podem duvidar, ou mesmo eu estar errado etc...

    Além de gerar mais polémica, brigas, chafurdos garante mais entrosamento entre os internaltas e audiência para o Capivarando.

    A grande Utopia, talvez seja mesmo, ver um dia aqui no blog aquela velha frase do Chaves "Que Burro dá Zero pra ele, professor Linguiça!"

    Cabe ao Professor, Condutor "Lance do Mestre", Marcius Brandão, atribuir os pontos a seus respectivos alunos de acordo com cada lance.

    Ver a bagunça é que é legal! Por isso eu digo não as respostas completas. =P

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  6. hehehe, esse Igor sempre me surpreendendo! Ok, vou deixar mais um tempo no ar sem as resposta...

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