DIRETAS JÁ!?

O presidente da Associação dos Enxadrístas do Estado do Ceará (AEEC) , Prof. Ari Maia, lançou no site da entidade uma campanha chamada "DIRETAS JÁ - O ENXADRISTA QUER VOTAR!". No site da FCX o presidente postou "ELEIÇÕES DIRETAS: VIABILIDADE OU UTOPIA?". Como o assunto vem ganhando eco, inclusive na comunidade "xadrez cearense" no Orkut, pensei : "Porque não houvir a opinião do próprio enxadrísta?". Então lanço hoje a enquete : "Você é a favor de eleições diretas para presidente da FCX?" sim ou não? Quem quizer dar sua opnião sobre o assunto , justificar porque é a favor ou porque é contra é só postar aqui. Vamos ver no que vai dar!

PS: Não resisti em por um pouco de humor na enquete pra não perder o custume, mas o assunto é sério! Votem com responsabilidade ;-D

Comentários

  1. Essa enquete já responde ao que se pergunta: os consultados não são os presidentes de Clubes e sim os enxadristas. Precisa dizer mais?

    ResponderExcluir
  2. Desculpe Ari, mas respondeu o quê? Pra mim ainda não respondeu nada. Porque até o momento temos 6 sim e 7 nulos (maioria!) e isso diz o que? 13 votos? (maioria??) Se fossem pelo menos 70 votos!! E olhe que fiz enquetes aqui no blog com mais de 40 votos (A enquente perguntava quem seria o campeão da Copa Inelsa). E tem mais , se tirar o meu, o do Eron, o do Bezerra e o seu voto restam apenas 2! Não dá pra representar ,por exemplo, os 300 associados da AEEC (Aliais, parabéns pela marca).

    Como venho dizendo, sou a favor! Mas por enquanto ainda não estou ouvindo gritos de "O ENXADRISTA QUER VOTAR".

    Vamos aguardar o fim da enquete antes de tirar-mos conclusões precipitadas. Ainda faltam 116 dias.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Saudações, Marcius!
    A pesquisa é válida, resta saber se confiável...
    Continuo me posicionando a favor, desde que disponhamos real e efetivamente de instrumentos e recursos que efetivem o pleito.
    Ah, eu votei três vezes a favor, em lan-house diferentes... Já pensou se fosse a eleição?

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Saudações, Aloisio!
    Sabedor de tua capacidade, sei que você entendeu o que realmente eu queria dizer com votei três vezes... que se tratava apenas de uma alegoria.
    Mas tua resposta suscitou uma questão interessante, baseada no mote da campanha "o enxadrista quer votar!". Se nós, Bezerra, Ari, Roberto, Jacinta, Fernando, entre outros, que trabalhamos o xadrez cearense, como dirigentes, professores, técnicos, organizadores de eventos, árbitros, formos excluídos do processo por não sermos enxadristas na acepção da palavra, teremos realmente legitimidade ante nosso público-alvo.
    Se meu voto não deve ser considerado nesta enquete, como o do papa ou do Bin Laden, pelo fato de não sermos enxadristas, por analogia meu voto não deve ser considerado no processo eleitoral, como não devem ser os dos outros que citei. Espero ter entendido errado. Porque se
    tiver entendido correto, que diabos estamos fazendo discutindo uma proposta de um cara que nem enxadrista é?

    LANÇO UMA NOVA CAMPANHA: O BEZERRA QUER VOTAR!

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Bezerra, acho que a questão nesse momento não seria de saber se a enquete é confiável ou não e sim de termos uma idéia da proporção que essa idéia está criando eco.
    Tudo bem que o blog ficou pouco acessado depois que ficou quase dois meses sem atualização, mas se esse movimento estivesse mesmo bombando rapidamente as pessoas comentariam e viriam votar. Bastava que os lideres anunciassem a enquete e ai teriamos uma noção da proporção que o assunto tem.

    (Relembrando : Em uma semana a enquete "quem vai vencer a COPA INELSA já tinha mais de 40 votos)

    Só acho que 18 (até o momento) só indica que o assunto está apenas entre nós idealizadores.

    ResponderExcluir
  17. Olá Aloísio, sempre atuante...

    Quanto as opções da votação eu pensei em seguir uma votação real, ou seja , você pode escolher um candidato ou opção, votar branco ou nulo. Pra surpresa minha o nulo tá indo na cola do sim kkk, mas como toda eleição os nulos e brancos não contam (ou contam???)...

    Quanto a enquete "cara-a-cara" me acendeu outra lamparina : O voto seria obrigatório ou não?

    Outra coisa, não estou entendendo o conceito de "Enxadrista". Pra mim se o cara é um cavalheiro, sabe as regras e joga uma partidinha ou outra ,mesmo que esporadicamente, pra mim é um enxadrísta. Não acho justo com nós enxadrístas chamar-mos alguns cavaLeiros que frequentemente jogam torneios de enxadrístas.

    Já joguei (acreditem ou não) uma vez com o Bezerra, com o Fernando Alves, com Ari Maia (essa eu tenho prova) e até (pasmem) com o João Holanda. Acho que todos se enquadram neste conceito e portanto podem votar sim, incluindo o papa e o Obama (É só minha opnião).

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Grato pelo reconhecimento Aloísio!
    Não vou mais precisar da campanha O BEZERRA QUER VOTAR!
    Quanto ao meu voto, foi sim. Inclusive manifestado em público por ocasião da 1ª Etapa do Circuito AEEC, quando disse ser favorável a qualquer procedimento que melhore o xadrez cearense.
    Concordo com você no sentido de que todas essas forças devem se unir para trabalhar todas as vertentes do xadrez em nosso estado, porque antes de querer votar o enxadrista quer jogar, sejam torneios populares, de rendimento, escolares, promocionais, etc.
    Você é parte desse processo, todos somos.
    Abraço

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. êita que o Aloisio agora resolveu falar hehehehe.

    Pra começar Aloisio você tem autoridade SIM pra opnar e independente de seu posicionamento sua opnião será respeitada como sempre. Mesmo não deixando o Bezerra votar hehehehe.

    Quanto a enquete vou repetir pra que não haja "confusão" : O objetivo agora não é saber quem é a favor ou não , nem quantas vezes votou, muito menos fazer ou força alguém mudar de voto. O objetivo é saber a PROPORÇÃO, A AMPLITUDE, A ABRANGÊNCIA que o assunto tem. Nas diretas já pra presidente do Brasil muitos dos chamados "caras pintadas" eram de menor , não poderiam nem votar, mas estavam lá. Vi a enquete no orkut sim, mas siceramente : 27 enxadristas significam o que exatamente? Qualquer torneio da AEEC dá muito mais que isso. Quero ouvir os 300 associados da AEEC, quero ouvir os mais de 500 federados da FCX, quero ouvir as dezenas de enxadristas que jogam pelas calçadas, pelo interior, gente que nem conheço, cadê a voz desse povo, não estou vendo nem ouvindo ninguém "nas ruas". Esse é o objetivo e não pegar o voto na "marra", "cara-a-cara", isso é democracia. Resumindo : "Quero ouvir os enxadrístas", só isso. E é só por causa desse "silêncio" (ou indiferença, sei lá o quê) que levanto a bandeira, mas não vou carregá-la.

    Quanto ao chute , chutou errado ! Inicialmente eu não queria votar, mas acabei votando depois de alguns dias no SIM. Como poderia votar contra uma idéia que persigo desde 2004, muito antes do ARI? Inclusive no orkut você chutou errado de novo porque ainda nem votei. (Pensei que pra votar lá tinha que mostrar a cara e portanto saberia que ainda não votei :-S )

    Quanto a "obrigatoriedade" realmente ficou confuso, pois não estava me referindo a enquete e sim ao processo eleitoral mesmo, de como seria isso. Me veio a mente o posicionamento do Fernado no texto "viabilidade ou utopia". Mas acho que agora ficou claro né? Mas não entendi a respota "quem pode votar é quem é enxadrista e tem cadastro CBX, FCX, AEEC ou de qualquer outro clube filiado. Simples e justo". Afinal seria obrigatório assim como pra presidente do Brasil ou não (é só mais uma questão ainda não levantada)? Posso considerar o "PODE" como opcional?

    Na pressa também cometi vários erros de português mas não vou ajeitar nada não. :-D Herrar é Umano. hehehe

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Vixe a discussão aqui ta boa! Hehehe
    Andei refletindo sobre o assunto, e sinceramente, acho que deviamos nos preocupar com outras coisas. Calma que eu explico!

    O xadrez cearense não anda la essas coisas, e se pensarmos bem, pelo menos na época que eu comecei a jogar, 2002 pra ca, nunca andou! Efetivamente a Federação não tem força de nada, ou pelo menos não demonstra ter! A pergunta que tem que ser feita: É O PQ DAS DIRETAS? PQ IREMOS FAZER AS DIRETAS?

    Raciocinando com mais calma no assunto, teriamos que analisar oq realmente representa o XADREZ pros enxadristas cearenses. As questões até agora levantadas por militantes do xadrez, como quem vai votar? como fazer? e etc!, não interessam nesse momento, e também são questões muito simples de se resolver.
    continua...

    ResponderExcluir
  31. Primeiro como já exposto deviamos ver como está o XADREZ CEARENSE, se ele pelo menos existe. O que adianta fazer as diretas e no dia da eleição ir 30 enxadristas votar?

    Na minha opinião o XADREZ Cearense ta morto, efetivamente não existe.

    O xadrez popular e escolar, são apenas formas e inclusão social e cultural!
    Pergunta: Quem é adepto do xadrez popular e quem joga amadoramente, um torneio rápido por ano, joga só depois do trabalho em bancas ou praças como hobby, e realmente não se interessa muito pelo esporte xadrez, faria alguma diferença pra essas pessoas que a FCX existisse ou não? Será que eles iam deixar de jogar depois do trabalho nas bancas ou praças se a Federação não existisse?
    Xadrez escolar, será que o FB mandaria demolir o centro de xadrez e demitiria o Moézio se a Federação não existisse?
    Fica claro que essas modalidades tem sua importância como divulgadoras do esporte, e que elas não dependem da Federação. Não se nega o fato de que a Federação tem que fazer políticas nesse sentido, de inclusão social, de divulgar o xadrez e é esse o trabalho da Federação nesse campo. A Federação na época pode até ter tido influência(não sei falar sobre esse assunto) sobre a construção do centro no FB, ou o advento do xadrez na praça do 23BC por exemplo, mas depois eles se mostram completamente independentes da Federação.
    continua

    ResponderExcluir
  32. Qual o beneficio da Federação fazendo essas políticas?

    A Federação age como transformadora. Fazendo um papel do Estado de inclusão social. Por todo histórico do xadrez ser elitizado, isso é mais que necessário. Além dela revelar entre estes, pessoas que queiram viver do e com o esporte!

    Mas e depois?

    Vamos lá eu sou a Federação e vou La e coloco xadrez nas escolas, crio clubes em bairros, e estes começam a vigorar. Até agora eu fiz políticas publicas, usei de influencia e coloquei xadrez onde não tinha. Muito necessário. Surgiram dois tipos de enxadristas. Os que querem ser profissionais, estudar xadrez, jogar competições, e os que adoram xadrez e não sentem essa necessidade de estudar de conseguir um rating Fide( ISSO É PRA QUE MESMO EIM?) Ai eu como Federação não crio o ambiente de continuar no xadrez jogando competições e etc, o esforço de quem estudou, de quem via no xadrez uma forma até de viver, não é recompensado. Ai crio torneios amadores, vários torneios, a ponto de existir só esses torneios com ratings amadores. Me digam quem via no xadrez um esporte, gostava de estudar xadrez, vai ficar estimulado com o que?
    E a FEDERAÇÃO faz alguma coisa fazendo esses torneios? Como já exposto quem joga na banca vai deixar de jogar na banca se a Federação não fizer nada?
    E quem se diz profissional de xadrez, estuda xadrez, ganha dinheiro com xadrez, se não tiver torneios, se não conseguir um rating fide se não tiver incentivos pra disputar torneios fora vai continuar jogando? Pergunta:Fred Saboya, grande nome do xadrez cearense ta jogando? Ele pelo menos tem opções de torneio pra ir jogar? Acho que há aqui uma desvaloração do enxadrista.
    continua..

    ResponderExcluir
  33. É a mesma coisa se eu comparar com o futebol, Se a Federação Cearense de futebol Esquecer o lado profissional ela existe? Agora se ela esquecer o lado amador, o lado amador vai continuar existindo? É lógico que vai! Eu mesmo vou continuar jogando meus rachinhas!!! E Jogando meus torneios!

    Por isso afirmo NÃO EXISTE XADREZ CEARENSE, então pq fazer as diretas de uma coisa que não existe? Quantos jogadores tem rating internacional no Ceará? Fazer políticas de participação, de inclusão é muito importante, mas ficar nisso é muito fácil!, Oq adianta fazer política pra trazer o povo pro xadrez se quando chegam no xadrez vão jogar três torneios no ano?!

    Afirmo ser a favor das diretas, mas nesse momento não adianta nada, se fizerem no dia das eleições vão aparecer 30 enxadristas, pra votar sim ou não pq só vai ter uma pessoa se candidatando.

    Primeiro é necessário RESSUCITAR UM MORTO!

    Diego Luz

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Qualquer regime democrático que se preza, tem como característica as eleições diretas. Na qualidade de radialista e, portanto, formador de opinião, jamais ficaria contra um movimento tão salutar como este. A eleição direta oferece maior representatividade aos eleitos. Diretas SIM, é claro.

    ResponderExcluir
  36. Quantos candidatos temos? Quem serão os candidatos?

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Encerro aqui minha carreira como crítico do xadrez cearense hehehehe.

    Já criei algumas desavenças, coisa que eu não tinha antes.

    Vou é jogar xadrez e só, é o melhor que faço :-)

    ResponderExcluir

Postar um comentário