HOMENAGEM A UM GRANDE AMIGO

Poucas coisas são tão gratificantes quanto ver um amigo vencer um desafio, e mais ainda, saber que você ajudou de alguma forma para que ele alcançasse sua vitória! Hoje tive a felicidade de saber que um grande amigo se tornou Árbitro Nacional de Xadrez (AN), um título tão cobiçado e atualmente difícil de ser conquistado, outorgado pela Confederação Brasileira de Xadrez.

Falo do meu irmão camarada Euclides José Maciel Marques (à minha esquerda na foto), aluno do primeiro curso de arbitragem que ministrei em julho de 2005, na cidade de Quixadá/CE. Dos 15 participantes daquele curso, Euclides viajou 12 horas de ônibus de Petrolina/PE para Quixadá/CE e foi o que apresentou o melhor desempenho, atingindo a maior nota na avaliação final (99 pontos em 100 possíveis). Desde então, tem se empenhado em aprender continuamente. Tivemos a oportunidade de trabalharmos juntos em vários eventos, e no de maior destaque, o Campeonato Mundial do Trabalhador realizado na cidade de Fortaleza/CE em 2009, Euclides demonstrou muita segurança em suas atuações.

Parabéns Euclides por sua conquista, pois sou testemunha de que é merecedor. Nenhum título é tão importante quanto aquele que se conquistou à custa de muito esforço e dedicação, e sei que com você foi assim. E não esqueça os ensinamentos do mestre: “Aja sempre com princípio e justiça, não tenha medo de errar, mas se errar corrija e aprenda”. Ao próximo passo, quero ver você AI.

Fernando Alves Lessa
FIDE Arbiter

Comentários