FIM DO CCXR?????

Enquete CCXR- Autor : Aloísio Lopes

É o fim do Circuito Cearense de Xadrez Rápido?!?!
Caros amigos e amigas enxadristas,
.
Alguns integrantes da Federação Cearense de Xadrez estão querendo acabar com o Circuito Cearense de Xadrez Rápido (CCXR). Outros são a favor da manutenção, além de dar todo o suporte técnico necessário.
.
Pra quem não conhece, são circuitos que ocorrem em bairros da capital e no interior do estado, com torneios semanais, abertos a qualquer enxadrista.
.
Cada circuito, geralmente, é composto por 5 torneios. Os campeões ganham vaga para a final do cearense de xadrez rápido, além de troféus, medalhas e pontos no ranking.
.
Em 2006 aconteceu com maior sucesso, tínhamos 2 torneios por semana, até 3!
.
Uma maravilha, algum enxadrista nega?
.
Não importa quem era o responsável, o que importa é que tínhamos.
.
Com o fim do CCXR em 2008, passamos a ter torneios trimestrais ou até semestrais!!!!
.
Pois bem, criei uma enquete para os enxadristas deixarem suas opiniões.
.
Peço por gentileza para o maior número de enxadristas opinarem para que tenhamos uma posição mais correta possível.
.
Podem deixar suas opiniões aqui mesmo, o na enquete:
.
Enquete no orkut.


Autor: Aloísio Lopes.


Se preferir, pode optar por fazer seu comentário aqui neste blog

Comentários

  1. Dá lucro sim!!!
    FATO 1:
    De 2004 a 2007 o CCXR foi uma das principais fontes de recursos da FCX. Chegando a arrecadar próximo de R$ 2.000 por ano, que pode parecer pouco, mas é o suficiente para a FCX se "movimentar" e correr atrás de novos recursos.
    FATO 2:
    Os CCXR de 2002 (quixada:http://ccxr.br.tripod.com/) e 2003 (pereiro) foram totalmente pagos com patrocínios. Todos os organizadores recebiam da FCX as medalhas personalizadas (não eram aquelas que a gente compra na bd esport) ,divulgação no site da FCX e arbitragens para suas etapas, seja onde fosse. Ao organizador cabia dispor o espaço com mesas e cadeiras e cobrar inscrição caso fosse necessário para pagar o aluguel dos equipamentos. Lembrando ainda que TODOS os finalistas tinham PASSAGENS,ALIMENTAÇÃO E HOSPEDAGENS PAGAS!!!!!
    No meu ponto de vista (ou seja , concordem ou não) :
    O CCXR nos últimos dois anos não foram bons por incompetência da própria direção da FCX. Primeiro porque se acomodou com o dinheiro que recebia e segundo, não contente com o montante recebido, em vez de procurar patrocínios, aumentou as taxas do circuito e o pior de tudo, durante a assembleia que aprovou o aumento a justificativa foi : "O objetivo de aumentar as taxas é arrecadar mais!!".

    ResponderExcluir
  2. Aumenta o nível sim!!
    O que não aumenta o nível do nosso xadrez é não jogar!

    Lembro que no início dos torneios de rápido eu ganhava praticamente tudo.Fiquei lider do raking por muito tempo. Com o tempo os demais jogadores foram estudando pra poder jogar melhor os torneios e os jogadores mais fortes, vendo varios outros jogadores com rating bem maior que o deles, passaram a jogar também os rápidos. Com a difusão por vários bairros e cidades houve um intercambio maior e uma benefica troca de experiências.

    Em um torneio rápido é possivel você por em prática uma abertura que esteja estudando e ir aperfeiçoando. Lembro que no livro do Bob Fischer, ele estudava bastante os livros de aberturas e ia pra praça jogar partidas de 10min para praticar.

    Agora , é obvio que só rápido não é suficiente, é preciso complementar com os pensados!

    ResponderExcluir
  3. O RATING FCX
    Ao contrário do que alguns pensam, o rating FCX não é um prêmio ou coisa do tipo, para se ter o CCXR é necessário um rating para que a arbitragem possa emparceirar melhor (requisito básico para o sistema swiss funcionar) e os jogadores possam sentir sua evolução. Imagine você ser o ultimo (ou o primeiro) da lista de emparceiramento para a "vida toda"!!!

    Rating FIDE praticamente ninguem tinha, Rating CBX é muito caro e era atualizado uma vez na vida e outra na morte,e iriamos ter torneios todas as semanas. A solução portanto foi criar um rating (FCX) que fosse barato e atualizado semanalmente. Ou seja, pura necessidade.

    Caso haja necessidade posso voltar a calcular o rating FCX pra não deixar o CCXR morrer!

    ResponderExcluir
  4. Além do de 2006, o de 2002(http://ccxr.br.tripod.com/) com mais de 450 participantes e 2008 (http://capivarando.blogspot.com/2008/12/quem-no-foi-perdeu.html) foram inesquecíveis!!!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Desabafo:

    - Só uma coisa a dizer:

    Muitas saudades dos amigos Roberto Gomes, Ari Maia e Jacinta Rodrigues. Fazem muita falta também Marcius Brandão (que popularizou o xadrez cearense, fui testemunha de seu excelente trabalho), Moézio Nunes (que hoje faz um maravilhoso trabalho com o xadrez infanto-juvenil) e Fernando Alves (quando quis trabalhar mesmo). Saudades de todos eles...

    E,

    - Só uma coisa a lamentar:

    Conseguiram mesmo acabar com o circuito cearense de xadrez rápido. Apesar de receber 100% dos votos da enquete que criei no orkut, fora os 100% ao vivo. Diga-se de passagem, alguns votos nesta enquete do orkut foram meramente políticos, e incrivelmente falsos!

    --------------------------------------------------------------------------------------------

    As "fofocas" que eu ouvi, realmente eram verdadeiras, infelizmente.

    Saudades de 3 torneios semanais!!!!

    Bem, voltemos agora para os torneios trimestrais caros amigos enxadristas!

    ResponderExcluir

Postar um comentário