Leone Moreno da UFC é campeão da 1a Etapa do Circuito UECE

Marcius,Pedro Neto, Leone,Antônio Helder e Moézio Nunes

O Circuito Cearense de Xadrez Rápido (CCXR) deste ano está sendo marcado pela forte presença de alunos e professores de Institutos de Ensino Superior (UECE, UFC, IFCE, UNIFOR e FFB) e também pelo grande equilíbrio entre estas. Temos um campeão diferente para cada etapa. Desta vez o aluno de Ciências Contábeis da UFC, Leone Moreno, atual Campeão Cearense Absoluto e Universitário, foi o campeão da 1a. etapa do Circuito UECE. Anteriormente tivemos o mestrando em Ciências da Computação da UECE, Marcius Brandão (atual vice-campeão Universitário), que venceu a 1a Etapa do IFCE, o aluno de Direito da UNIFOR, Diego Luz, venceu a segunda e Matheus Ribeiro ,aluno do curso de Eletrotécnica do IFCE, o fortíssimo Torneio dos Trabalhadores - Categoria 1.
Leone Moreno

O corpo docente também está dando seus xeques por ai. O professor de Química da UFC ,Dr. Pedro de Lima Neto, que já havia conquistado o 3o lugar no IFCE-2, foi o vice-campeão. E o Dr. em Engenharia Elétrica do IFCE, Francisco de Aquino, estreante no CCXR, vem evoluindo e desta aprontou pra cima de Matheus Ribeiro (Campeão do Memorial Chico Alves) tirando deste qualquer chance ser campeão.
Prof. Dr. Pedro de Lima Neto (UFC)


Prof. Dr. Francisco J. A. de Aquino (IFCE)

Enxadrístas da Região Metropolitana de Fortaleza também participaram. Antônio Helder de Pacatuba terminou em terceiro lugar. Maracanaú , Caucaia e Pacajus foram as outras cidades que estiveram presente na competição.

Antônio Helder
Como xadrez é o Jogo-Ciência-Arte, a competição foi realizada em meio as obras de artes do prédio da Reitoria da UECE do Campus Itaperi. O local e a organização foram muito elogiado pelos participantes durante e depois :

"Parabéns à organização nota 10, e à arbitragem, pois o torneio foi muito bem elaborado junto ao patrocínio da UECE", Matheus Ribeiro.
 "Torneio foi espetacular. Organização nota 10 mesmo, arbitragem do Moézio perfeita. Ambiente agradável!Parabéns aos organizadores e com certeza vamos lotar mais ainda a 2ª etapa!", Aloísio Lopes.
 "Parabéns pela organização do torneio! Nem dá para dizer que tivemos algum atraso!", Prof. Dr. Francisco J.A. de Aquino.

"Dava pra fazer a Final do Campeonato Cearense aqui tranquilamente". Prof. Dr. Pedro Neto.
"Tem como a gente fazer uma das etapas do Circuito INELSA aqui?"Vice-presidente da FCX.

A organização ,formada pelo pro-Reitor Dr. João Carlos, Júnior (PRAE), Alceu (Reitoria), Oliveira (PREFEITURA), Moézio (Árbitro) e Marcius, agradece os elogios e promete melhorar ainda mais para as próximas etapas.

A classificação final ficou assim :
Nome                                         Pts
 1 Leone Moreno Lucas                 UFC       5.5  
 2 Pedro De Lima Neto                 UFC       5    
 3 Antonio Helder Da Silva            PACATUBA  5    
 4 Marcius Gomes Brandao              UECE      4.5  
 5 Diego Lima Luz                     UNIFOR    4    
 6 Filipe Pinheiro Rodrigues          UECE      4    
 7 Jose Wanderley Maciel Silveira     PACATUBA  4    
 8 Reginaldo dos Santos Melo          MARACANAU 4    
 9 Roberto Melo dos Santos                      4    
10 Vladislave de Almeida Pereira      MARACANAU 3    
11 Aloisio Lopes De Sousa Filho       AEEC      3    
12 Cristovao Ventura Dos Santos Filho           3    
13 Renato Estenio Menezes Do Vale               3    
14 Alvaro Ney Laroca                            3    
15 Matheus Cavalcante Ribeiro         IFCE      3    
16 Antonio Inacio Dos Santos                    3    
   Gilmar Daniel Coelho Da Costa      PACAJUS   3    
18 Fabio Moraes Urquidi                         3    
19 Francisco José Alves De Aquino     IFCE      2    
20 Francisco Felipe Pereira Da Silva            2    
21 Bruno Vinnicius Chaves Raposo                2    
22 John Lennon Silva Cavalcante       PACAJUS   2    
23 Carlos Eugênio Benício Duarte      IFCE      2    
24 Jose Jonatan Olavo Rios Dos Sa               2    
25 Miguel Cairo Batista                         2    
26 Ana Paula Guedes Da Silva                    1    
27 Tiago Rodrigues Goncalves          UECE      1    
28 Juan Gabriel Sanchez Plaza         UECE      1    
29 Roberto Távora Da Costa                      0    
   Lucas Da Costa Brandao                       0    
   Amaro Nobre Rabelo Junior          UECE      0    
   Rafael Ferreira Mendonça           UECE      0    

Álbum de fotos:
Circuito UECE 2011 1a Etapa

*Quem tiver mais fotos do torneio e quiser que sejam postadas no álbum podem enviar para marciusbrandao@gmail.com.

Comentários

  1. Uma satisfação muito grande saber que não conseguiram acabar com o CCXR.

    O velho discurso sobre "xadrez de rendimento" usado por alguns, como argumento pra "deletar" o nosso circuitinho de rápido do calendário, não deu certo. Ainda bem!

    Xadrez é muito mais que um ratingzinho FIDE ou um título de mestre. Também não é profissão, ou pelo menos, não é aconselhável ser um profissional do xadrez.

    Antes da minha enquete no orkut, muitos queriam acabar com o rating FCX e consequentemente com o CCXR. Depois quando viram o clamor, mudaram de idéia.

    É isso aí pessoal. Parabéns aos amigos da FCX que apoiaram o CCXR (antes ou depois da enquete, não importa) e principalmente aos organizadores dos circuitos IFCE e UECE, e também ao prof. Ari Maia que patrocinará mais um circuito em breve.

    Estamos conseguindo ter torneios pensados E rápidos em quantidades satisfatórias. É claro que dá pra fazer. Aí está a prova.

    A primeira etapa do Circuito UECE foi espetacular. Organização nota 10 mesmo. Arbitragem do Moézio perfeita. Ambiente super agradável. Não houve atraso.

    Parabéns aos organizadores, principalmente ao Sr. Marcius Brandão. Com certeza vamos lotar mais ainda a 2ª etapa!

    Aloísio

    ResponderExcluir
  2. É claro que é legal o CCXR, mas ainda assim priorizo o xadrez clássico, pois é só com ELE, que o nível aumenta consideravelmente em um jogador.
    Lá fora, os jogadores estão ficando fortes, e os cearenses? temos que bater com a mesma tecla! CCXR é paralelo ao xadrez pensado e não mais importante..
    Matheus Cavalcante Ribeiro

    ResponderExcluir
  3. Sr. Cavalcante Ribeiro, Matheus hehehe, em que momento eu disse que o xadrez rápido é mais importante? Mostre-me aí hehehehe .....Eu não disse que o xadrez rápido era prioridade, jamais falei isso. Se você leu (ou alguém que está lhe orientando lhe disse) em algum lugar que escrevi isto, pode ter certeza que foi um fake se passando por mim. Jamais eu disse isso e nem diria. Óbvio que o xadrez pensado é prioridade.

    Fiz questão de colocar o "E" em letra maiúscula: "Estamos conseguindo ter torneios pensados """E""" rápidos em quantidades satisfatórias. É claro que dá pra fazer. Aí está a prova. "

    Seu comentário fez parecer que eu sou a favor do CCXR e contra o xadrez pensado. Não é nada disso.

    Até porque, pra quem não sabe, ano passado ajudei a patrocinar alguns torneios FIDE - é pensado hein :-) - , tomei a iniciativa, corri atrás pra juntar os amigos e deu certo.

    Este ano estou meio quebrado, mas ainda tenho planos de faz um aberto FIDE em Itapiúna. Pensado :-)

    Em suma, não sou contra o xadrez pensado. Só sou a favor do CCXR por não achar que xadrez é apenas um ratingzinho fide, um título de mestre ou uma profissão.

    Só um conselho, fui muito mal orientado e me lasquei todim hehehehe, criei umas inimizades que eu não tinha, cuidado com quem fica no teu ouvido mandando você falar as coisas. Se não tem ninguém no teu ouvido, desculpe-me pelo meu engano. De qualquer forma você também se equivocou quando deu entender que eu acharia o xadrez rápido mais importante.

    Eu estou (e a torcida do vovô, a do Leão e a do Ferrim juntas) é feliz demais com o movimento do xadrez!! Parabéns aos amigos da FCX e aos organizadores dos pensados e do CCXR!!!

    Ah, só pra ficar claro: xadrez pensado é bem mais importante!

    Mas dá pra fazer os dois. O Fernando Alves, quando quis, conseguiu, por que a gente também não pode conseguir também, né? ;-)

    Aloísio

    ResponderExcluir

Postar um comentário