Baú do Brandão : Coluna de Xadrez e Damas no Jornal O POVO


Este ano, pra ajudar a federação no cálculo do rating FCX, tive que "desenterrar" meus arquivos "mortos" do tempo em que estive à frente da FCX, para encontrar o programa que eu utilizava na época em que criei o rating. Junto com o programa encontrei várias outras coisas (folders, fotos,etc) muito interessantes (pelo menos pra mim) daquela época áurea do xadrez. 

Ontem, revendo estes arquivos encontrei alguns recortes de jornais da coluna "Xadrez Damas" que eu escrevia junto com meu grande amigo Fidanza, que infelizmente não está mais conosco, e que era publicada todos os sábados no jornal O POVO. E por coincidência tinha uma coluna que hoje faz 8 anos que foi publicada. Então resolvi criar o “Baú do Brandão”, uma forma de resgatar um pouco da história do nosso xadrez.


Não lembro porque não tem a parte da Dama, mas a nossa coluna sempre trazia um problema de Xadrez e outro de Damas, dicas para quem estava começando a jogar e mais notícias sobre os esportes. Na coluna em questão, relembrei da época em que o Nazareno Xavier ganhava praticamente tudo. Lembro até que ele ganhou o título de campeão do "Mar,Serra e Sertão", uma alusão aos 3 abertos do Ceará (Aracati, Pacatuba e Quixadá) válidos pelo Campeonato Cearense Absoluto de Xadrez que ele venceu.


Ná época a coluna fez tanto sucesso que chegamos a sortear um relógio de Xadrez/Damas para os leitores  :

Bom isto foi só uma "van premier" do que eu achei aqui no meu "baú".

Comentários

Postar um comentário