Em busca do ELO Perdido 3


Há pouco mais de dois anos (ver aqui) o Xadrez Cearense iniciou uma longa e difícil caminhada em busca do ELO perdido. Pessoalmente considero a Copa INELSA de 2008 (ver aqui) ,patrocinado por Fred Saboya, o MARCO ZERO. No ínicio parecia fácil, naquele mesmo ano já tinhamos dois novos jogadores e vários outros com blocos (ver aqui). Vários torneios passaram a valer rating FIDE, como os Memoriais Acioly Borges e Chivo Alves, inclusive pelo interior do estado como o Aberto do Sertão em Quixadá e o Memorial Antônio Garcia em Barbalha (ver aqui). Mas só depois de um ano foi que novos jogadores passaram a constar na lista de rating da FIDE, mas tendo que jogar fora do Ceará (ver aqui). Qual era o problema? O problema era que, por mais que os organizadores fizessem torneios FIDE a quantidade de jogadores COM FIDE não era suficiente para gerar novos blocos. O jeito era então continuar jogando fora do estado, ou ...

Em 2010 aconteceu o que eu considero o divisor de águas desta busca : O Aberto do Brasil - Taça Cidade de Fortaleza, patrocinado pela Prefeitura de Fortaleza e por Ari Maia. Mais de 100 jogadores, entre GMs, MIs, MFs e muitos outros jogadores com rating FIDE (ver video abaixo). Neste torneio vários enxadrístas cearenses (ou não :-D) tiveram a oportunidade de preencher seus "álbuns de blocos FIDE" com muitas figurinhas antes faltantes, e até mesmo de iniciarem seus álbuns já com muitas figurinhas. :-D. A partir do Aberto de Fortaleza muitos jogadores não lutavam mais pra fazer seu primeiro bloco e sim pra fecharem.


Pra complementar o Aberto do Brasil e fechar 2010 com chave de ouro, ainda tivemos outros torneios valendo FIDE como o Zonal CE, a Final do Cearense e o Memorial Capablanca. O resultado disto tudo foi que no inicio deste ano já tinhamos mais de 20 jogadores "FIDIANOS", como diria Fred Saboya (ver aqui e aqui). E já tivemos o primeiro FIDIANO de 2011 (ver aqui).

Se tudo começou na Copa INELSA 2008,de Fred, passou pelo interior com Soares, Roberto e Fernando, teve um "bum" em 2010 com o Aberto de Fortaleza, com Ari e apoiado por vários outros torneios anuais... Agora imagine todos juntos e misturado! Pois é, quem perdeu o bonde ou não conseguiu subir, a partir de amanhã terá uma chance imperdível. Amanhã começa o Circuito INELSA de xadrez (ver folder aqui e mais motivos pra jogar ver aqui), são 4 torneios FIDE SEGUIDOS, interrompido apenas por outro torneio FIDE, o Aberto do Brasil Centenário de Juazeiro do Norte (ver aqui), seguido do Memorial Anderson Borges (ver aqui), Zonal, Final do Cearense Absoluto e for fim o Memorial Capablanca, ufa. É xadrez pra dar em doido!!! Desse jeito só fazendo que nem o Igor Palácio: haja Red Bull!!

E pra completar a FIDE ainda mudou as regras do rating (ver aqui). E como disse Ari:"AGORA ATÉ EU VOU TER RATING FIDE". Fica a dica : Aproveitem todas as oportunidades!!!!!

Comentários

  1. Eu também quero o meu ELO! Com um pouco de "sorte", até o final de 2011 encotraremos o ELO perdido!

    ResponderExcluir

Postar um comentário