Vanessa teve foi sorte nas Olimpíadas Escolares (Baú do Brandão)

Vanessa Ketlyn, Campeã Brasileira (fonte:FCX)
Quando recebi a notícia, assim de "sopetão", Vanessa é Campeã Brasileira, já pude até imaginar o que alguns disseram : "Foi Sorte", ou então, "Hô! Caga...".Foi o que ouvi de alguns quando Brendo foi campeão Brasileiro!

O que poucos sabem é que este título tão festejado de Vanessa, antes de ser aleatório ou fortuito, vem precedido de um longo e árduo trabalho dela mesma; de seus pais Verônica e Kleiton; e do Clube de Xadrez de Pacatuba-CXP nas escolas do município liderado pelo que eu chamo de Casal 20 (ver aqui) desde 2001.
Roberto Gomes e Jacinta Rodrigues

Pra quem não sabe, "Pacatuba é Pioneira no Xadrez nas Escolas do Ceará" (ver aqui). Este trabalho começou em 2000, coincidentemente no início de minha gestão na FCX, mas ganhou força mesmo em 2002 quando, depois de muita luta de Roberto Gomes (presidente do CXP), o prefeito Célio Rodrigues sansionou o Projeto de Lei 005/02 que instituiu o ensino de xadrez nas escolas públicas do município. Fato inédito no Estado do Ceará.


De lá pra cá foram inúmeras competições realizadas (como os Abertos de Pacatuba e várias etapas do CCXR) e participações em torneios importantes dentro do estado (como os Campeonatos Cearenses Escolares de Icapuí e Quixadá), fora do estado (Como o Brasileiro Escolar de Batatais, Ourinhos e Norte-NE em Natal) e até fora do país. Segue uma pequena amostra:
Primeiros Campeões Oficiais do Clube e de Pacatuba
Pacatuba no Camp. CE por Equipes no Shopping Benfica

Brendo no Festival Pan-Americano em Bento Gonçalves-RS
Paulo Robson no Norte-NE Escolar em Natal-RN

Jacinta Rodrigues no Camp. Cearense Feminino em Meruoca

Fico feliz de ser responsável em 0,001% de mais uma conquista que, como Jacinta já sabe, pra mim foi sorte mesmo! Onde SORTE é o encontro da oportunidade com a competência!
"O xadrez cearense tem experimentado, nos últimos anos, uma grande e contínua expansão, graças ao dinamismo da atual diretoria da Federação Cearense de Xadrez-FCX, presidida pelo jovem Marcius Gomes Brandão"
Roberto Gomes (2002) fonte: Clube de Xadrez on Line

Comentários