26o Memorial Capablanca e o Dia do Enxadrísta


Hoje ,19 de novembro, é comemorado o Dia Internacional do Enxadrismo, motivado pela data de nascimento de José Raúl Capablanca, considerado um dos maiores enxadristas de todos os tempos e o único hispano-americano a se sagrar campeão mundial (Wikipedia). Não por menos, aqui no Ceará há mais de 20 anos é comemorado, sempre na semana do dia 19 de novembro, o Memorial Capablanca que chega este ano a inédita 26a edição. E claro , só poderia acontecer no salão "José Raul Capablanca" do Departamento de Xadrez do BNB clube. O idealizador e principal responsável por esta marca histórica é o enxadrista e fã incondicional de Capa, Miranda Leão.
Miranda Leão direto do Baú do Brandão
Este ano a direção do torneio é do decacampeão cearense Silvio Lucena (claro que todo o apoio logístico de Miranda) e tem a maior quantidade de jogadores FIDE de todas as edições. São 19 jogadores FIDE, com o expressivo 2100 de rating FIDE Médio, sendo 5 MF´s, 16 acima de 2000 pontos, 5 dos 8 finalistas do Campeonato Cearense desde ano e os ex-campeões cearenses Fred Saboya, Silvio Lucena, Gerardo FrotaMarcelo Cunha que é um dos 3 sem rating FIDE (ainda não entendi como o Marcelo ainda não tem FIDE, mas agora sai com FIDE nem que não queira). Tudo isso é um forte indicativo que teremos muitas emoções até a sétima rodada.

O número 1 deste ano é o MF Máximo Iack. Junto com ele veio também o MF Carlos Henrique. Devido aos Jogos do Interior de São Paulo que encerraram ontem, o MF Carlos Alberto não pode vir também.
MF´s Iack e Carlos Henrique saindo de Natal-RN para o Mem. Capablanca

Comentários