Final-CE : Leone Moreno é Bi-Campeão Cearense


Leone Moreno e Nailton Marques
O Ceará já conhece o seu campeão Absoluto 2011: Leone Moreno Lucas. Leone, bicampeão 2010-2011, venceu 4 partidas e empatou 3, ocorrido entre os dias 15 e 18 de dezembro, permanecendo na liderança de foram isolada até a última rodada.

O torneio foi válido para os ratings FIDE e CBX. Foram jogadas 7 rodadas, pelo Sistema Round Robin de emparceiramento, em turno único, com cadência de 1h30 + 30" de acréscimo por lance. A arbitragem foi do competente AR Moezio Correia Nunes, com Direção de Anderson Mauro, o "Mineirinho". O torneio, que aconteceu no Ponto Shopping de Maracanaú/CE, ofereceu uma premiação de R$ 4.000,00.

Aos não classificados, houve um torneio paralelo, denominado Copa Ceará, no ritmo de 45 minutos nocaute, que ofereceu uma premiação de R$ 2.000,00 e contou com a participação de 40 jogadores, cujo vencedor foi Tiago Quinderé Travassos, de Maracanaú. Jéssica Mara foi a melhor entre as mulheres.

O conjunto de torneios vêm coroar o excelente primeiro ano de trabalho do presidente Nailton Marques, que assumiu a presidência da Federação Cearense de Xadrez no final de 2010. Só torneios FIDE neste ano foram 12, ou seja, uma média de um por mês. Para os padrões do Nordeste, é uma boa quantidade de eventos e, para os padrões do Ceará, 2011 foi recordista em número de eventos FIDE. Veja os resultados do torneio pelo Chess Results. Pela primeira vez no Ceará, as partidas foram transmitidas on line, com câmera e tabuleiro DGT, através do Blog do Marcius Brandão.

(texto adaptado e corrigido de Brasil Xadrez e fotos da organização)

2o. Nazareno Xavier

3o. Matheus Ribeiro

4o/5o Marcius Brandão

4o/5o José Sampaio

6o Daniel Madson

7o. Antônio Inácio

8o. Marcio Felipe

Comentários

  1. Parabéns aos gestores da Federação Cearense de Xadrez! Este ano, até o mais capivara dos mais capivaras (ou seja: eu mesmo), conseguiram rating Fide!

    Objetivo para 2012: repetir o feito e como uma redução do numero de erros.

    Aos atletas do xadrez: continuar apoiando a Federação e participando dos torneios.

    ResponderExcluir
  2. Sensacional o evento. Parabéns a todos os envolvidos: organizadores, patrocinadores, árbitros e participantes.

    Parabéns ao campeão Leone e ao Nazareno Xavier, que mesmo afastado por anos dos tabuleiros e sem se preparar bem, conseguiu a 2ª colocação.

    Esta final vai ficar pra história.

    ResponderExcluir

Postar um comentário