Xadrez não foi feito para covardes

A frase é de Angel Jiménez Arteaga ao comentar a sétima partida do campeonato mundial de 2012 entre Gelfand e Anand e complementa: "O homem desde que é homem, quer ver em qualquer acontecimento desportivo que se aprecie o 'espírito de luta' dos protagonistas, para que se produza o espetáculo esperado"!

Quem, assim como eu, foi assistir a última rodada do Memorial Chico Alves no último domingo (já que a disputa pelo título mundial só dava empates rápidos sem emoção) não se arrependeu. Tirando a mesa 1, nada de empatizinhos combinados, nem na última mesa. Foi lasca de peão para todos os lados.

A última rodada do Memorial Chico Alves de 2012 começou assim :

Quatro horas depois estava assim:
Dois grandes protagonistas com "espírito de luta" foram estes dois aí, que produziram a maior partida do torneio com 90 lances:
Hugo Leonardo x Roberto Melo
Depois de já muita luta e praticamente só haviam eles jogando, chegaram nesta posição:
A posição parece travada, ainda que as negras tenham boa vantagem (O estraga prazeres Rybka4 dá ganho para as negras), mas para ganhar aquilo necessitaria de uma longa luta (ou não, se for o Rybka :D). E como já era a última partida e estavam todos só esperando esta partida pra encerrar o torneio, o empate parecia ser o caminho natural... 

Pedir empate? Pedir empate é para os fracos! E a luta proseguiu até aqui:
Quando as negras deixaram passar a última oportunidade de vencer jogando 85.... Ta2 (seguido de Tb2 ganhando finalmente o peão), deixando as brancas em zung! Ta3, Ta4 ou Ta5 também ganham. Segundo Rybka4, o estraga prazeres, após Ta4 tem mate em 28 lances fácil fácil :D. Mas as negras jogaram a torre na única casa que não dá certo 85.... Ta6 porque agora depois de 86.b7 (único) as negras não podem jogar Tb6. E o empate foi inevitável, mas, mais uma vitória para o xadrez.

Comentários

  1. E eu que pensava que era empate! Mas ver um mate em 28 lances não é para todos!

    ResponderExcluir
  2. Dois guerreiros mesmo. Parabéns aos gladiadores!

    Foi muito bom assistir.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que o Rybka 4 não analisou tão profundamente a posição, pois o mate será forçado em 27 lances, não 28. Claro que isso é apenas um mero detalhe, mas serve para mostrar que até as máquinas tem sua margem de imprecisão.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que o Rybka 4 não analisou tão profundamente a posição, pois o mate será forçado em 27 lances, não 28. Claro que isso é apenas um mero detalhe, mas serve para mostrar que até as máquinas tem sua margem de imprecisão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário