Mestre Yago é o primeiro MI do Nordeste

O início da competição não foi nada animador. Duas derrotas que acabaram não desestabilizando o Perambucano Yago Santiago no Campeonato Sulamericano juvenil Sub 20 de Xadrez, em Assunção, Paraguai. O enxadrista, que não consegui somar pontos nas primeiras rodadas, logo reverteu a situação e venceu as sete partidas consecutivas. Com 7 pontos, empatado apenas com Evandro Barbosa, de Minas Gerais, conquistou o importante título de Mestre Internacional, concedido pela World Chess Federation (FIDE). "Conheci tanta gente que jogou xadrez muito bem e que sempre sonhou com este título. Yago conseguiu colocar Pernambuco como líder absoluto do Nordeste", afirma o vice-presidente da Federação Pernambucana de Xadrez, Roberto Calheiros.

Para o campeão, que começou no xadrez aos 8 anos de idade, Yago enfrentou adversários com alto nível técnico. "Foi um torneio difícil, como uma Libertadores de xadrez. Agora estou focado no Pan, que será no dia 29 de junho, em São Paulo", afirma o enxadrista. Yago carrega um hitórico com vários títulos na modalidade. Além da sua maior conquista, a de MI conquistada nesta sexta-feira, o jogador é campeão Pernambucano, bicampeão do Nordeste e já participou de três finais do Brasileiro adulto.

Com facilidade de aprender rapidamente e fazer cálculos, Yago recebeu as primeiras dicas de jogo com seu pai e hoje se destaca com um estilo de jogo agressivo, sem medo de quem irá enfrentar em seu próximo jogo. No Nordeste, há 11 títulos de Mestre Fide (MF) - um abaixo do conquistado por Yago -, quatro no Rio Grande do Norte, dois no Ceará, dois na Paraíba, um na Bahia e dois em Pernambuco. O Nordeste, que nas décadas de 40, 50, 60 e o começo dos anos 70 conquistava a maioria dos títulos brasileiros, viveu um período de estagnação no xadrez, onde o Sudeste sempre dominava a cena Nacional. Hoje, graças a Yago Santiago, o xadrez brasileiro volta a fazer história e atinge um patamar digno de muitos méritos.

fonte: Super Esporte

Comentários

  1. Outra informações no link:
    http://es.chessdom.com/2012/evandro-amorim-barbosa-y-valentina-jorquera-son-los-campeones-sudamericanos-sub-20/

    ResponderExcluir

Postar um comentário