Tira-teima: My System DEPRECATED

Quem está melhor afinal?
Apesar da correria que está sendo estes dias pra mim, não quis deixar de postar algo técnico esta semana. Em conversas nos bastidores do último torneio no IFCE, me pediram orientações de livros. Minha dica foi : "Estude livros da última década!". Vou mostrar um exemplo: 

No livro "Mi sistema" de Nimzovich, publicado pela primeira vez em 1925, temos a seguinte partida: 1.e4 e5 2.d4 exd4 3.c3 Cf6 4.e5 Ce4 5.Bd3 Cc5 6.cxd4 Cxd3+ 7.Dxd3. E a seguinte análise : "As brancas tem 4 tempos a mais no desenvolvimento e uma CLARA VANTAGEM". A mesma partida foi analisada pelo GM Iossif Dorfman em 2006 assim : "Depois de 7... d6 as negras tem uma VANTAGEM ESTÁTICA ESMAGADORA". 

Não estou dizendo aqui pra você pegar e queimar todos os livros do século passado :D, nada disso, pois eles tem seu valor ainda hoje. Estou apenas trazendo a luz que o xadrez é dinâmico e está sempre em evolução. E é exatamente por isso que gostamos tanto. 

Quanto à posição, tire suas próprias conclusões.
(Acho que esse tira-teima, pôs mais "teima" do que tirou :D).

Comentários

  1. Interessante, Marcius. Ganhei um livro *True Lies in Chess* e ele é muito crítico quanto ao conteúdo de *Meu Sistema* tbm.

    ResponderExcluir

Postar um comentário