Xico-Mate: Xadrez por correspondência

Pretas abandonam
Esta semana lembrei da história de um amigo meu que hoje mora no interior. Mas quando morávamos em Maracanaú o verme pelo xadrez era grande. Tão grande que ele não se conteve em jogar apenas partidas "ao vivo", e resolveu se meter num torneio por correspondência. 
Em torneios por correspondência uma partida pode durar meses, por isso se joga várias partidas ao mesmo tempo e existe um recurso para agilizar o processo: O lance condicional. Funciona assim: você passa o seu lance (1.e4, por exemplo) e ai você pode acrescentar algo do tipo: "Se 1... e5, e6, ou c5 jogo 2.Cf3" e aí se o seu adversário resolver jogar 1... e5, por exemplo, ele já manda a resposta para 2.Cf3. Ou seja : 1.e4 e5 2.Cf3 d6. E assim a partida ganha um pouco mais de velocidade e você economiza alguns selos.:D

Naquele tempo ele jogava a Defesa Moderna (1.e4 g6 seguido de 2... Bg7) e por isso não perdeu tempo, foi logo respondendo em todas as partidas de negras assim: "1.... g6 : para QUALQUER LANCE JOGO 2....Bg7". Passado alguns dias ele recebeu as respostas e em uma delas estava o curioso lance "out off book" : 1.d4 g6 2.Bh6 (!!) Bg7 3.Bxg7. (:S). Xico não teve outra alternativa e respondeu : Abandono. 

Comentários