Ceará no X Mundial Escolar de Xadrez

Cerca de 500 crianças, entre 6 e 17 anos, de 27 países estão em Juiz de Fora-MG para a disputa do X Campeonato Mundial de Xadrez Escolar. Realizado pela primeira vez nas Américas, a abertura oficial foi realizada dia 25 de novembro e terá seu encerramento dia 4 de dezembro. O evento tem a chancela da Federação Mundial de Xadrez (FIDE), da Confederação Brasileira (CBX) e da Federação Mineira do esporte, e é realizado pelo Sistema X de Xadrez Escolar. Nesta competição os jogadores estão divididos em faixas etárias no masculino e no feminino. As divisões são: sub-7, sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17. 

O Ceará está representado por João Marcus Brandão do Colégio 21 Educar (atual campeão Cearense sub-12 e melhor Sub-18 do Ceará), Gabriel Vacis (atual campeão Cearense sub-8), Murilo Vernillo (atual campeão Cearense sub-10) e Laura Vacis (melhor sub-14 do Ceará). Estes do Colégio Christus.

Até a terceira rodada, João Marcus tem dois 2 pontos, Gabriel 2,5, Murillo 2 e Laura 1.
O romeno David Bogdan-Emanuel x João Marcus


O peruano Bustamante Malpartida Jhamil x Gabriel

A inglesa Elizabeth Johnson x Laura

Murillo x o Turco Isik Can

No Mundial de Xadrez Escolar, os jogadores disputarão partidas nas quais terão 90 minutos para realizar 40 jogadas, com adição de bônus de 30 segundos para cada lance, desde o inicial. O torneio é disputado em nove rodadas, com apenas um dia de folga. No último dia do Mundial, 4 de dezembro, as partidas começam às 10h, e a premiação e encerramento do evento estão marcados para as 16h.

 Mais informações e acompanhamento diário no Facebook da FCX.

Comentários