sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Ecos do Xadrez Cearense : Absoluto 2014


O 56º Campeonato Cearense de Xadrez Absoluto ocorreu do dia 13 a 16 de Novembro de 2014, na nova sede da AABB, em Fortaleza. Superando todas as expectativas, tivemos ao todo 56 jogadores inscritos, um jogador para cada ano de Campeonato Cearense!Esse número mostra como o xadrez tem voltado a ativa no estado. A nova gestão da FCX e todos os envolvidos na reestruturação do esporte tem dado o seu melhor para que esse número aumente cada vez mais.

Tivemos, entre os participantes, 4 jogadores da categoria sub-14, que tem representado muito bem as crianças do Ceará. Nós admiramos muito todo o empenho e a disposição deles.As crianças foram presenteadas com uma coletânea infantil de xadrez, "Xadrez Para Iniciantes".

E ainda, o enxadrista Quintino Montenegro doou 2 livros da New in Chess, que foram dados aos jogadores José Claudio de Araújo e Raimundo Lima Lopes, como forma de incentivo ao estudo de xadrez.
Como já vem sendo feito em alguns torneios rápidos, na mesa 1 e 2 foram utilizados tabuleiros digitais e, dessa forma, algumas partidas foram transmitidas ao vivo pela internet. E, para essas mesas, ainda tivemos o uso de 2 do recém lançado relógio DGT 3000, concedidos pelo Fábio Urquidi. Equipamento de primeira linha, usados também pela primeira vez no Match pelo Campeonato Mundial entre Magnus Carlsen e Vishy Anand.

O grande campeão foi o MF Silvio Cunha, que pela primeira vez participou da final do Cearense, e fez 5,5 pontos em 6 possíveis, com direito a levar pra casa o belo troféu inspirado no filme Star Trek.
Em segundo, com 5 pontos, ficou Igor Palácio, que foi o mais novo campeão cearense da história. E ocupando o terceiro lugar, também com 5 pontos, tivemos Matheus Cavalcante, que foi o campeão das duas edições anteriores do Campeonato Cearense.
Entre os medalhistas ainda tivemos:
- Pedro de Lima Neto, como Melhor Sob-1900;
- Roberto Andrade, como Melhor Sub-1900;
- Vanessa Ketlyn, como Melhor Feminino;
- Licínio Correa, como Melhor Sênior +50;
- Irineu Paixão, como Melhor Sênior +65;
- João Marcus Brandão, como Melhor Sub-18;
- Laura Nunes Vacis, como Melhor Sub-14.

Durante a cerimônia de encerramento foi feita uma justa homenagem ao enxadrista Vicente Francimar de Oliveira, por todo o apoio que ele tem dado ao xadrez ao longo dos anos. Um dos motivos para que essa edição tenha dado certo, foi por conta do seu imprescindível incentivo.

 Outro grande momento do encerramento, foi o lindo agradecimento feito pelo Gabriel Vacis, o caçula do torneio, pela oportunidade de poder ter participado da final do cearense. Com certeza foi o momento mais emocionante da noite!

O nosso agradecimento vai para o Luiz Jadir Pinto Farias, que foi peça importante na realização do evento. E também à todos os responsáveis na AABB, que abriram as portas do clube para que a FCX pudesse realizar o mais importante torneio do calendário anual.

E, como sempre, agradecemos imensamente à todos os jogadores do 56º CCXA. Reiteramos aqui o quão importante é a participação de vocês.Que venha agora o 57º Campeonato Cearense de Xadrez Absoluto com muito mais conquistas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...