GM Rafael Leitão é Hepta



Com uma rodada de antecedência, o GM Rafael Leitão sagrou-se, neste final de semana em João Pessoa-PB, Campeão Brasileiro pela 7a vez. Igualando os feitos de João Souza Mendes, Giovanni Vescovi e Jaime Sunie. Ano que vem ele terá a chance de se tornar o maior vencedor dos Campeonatos Brasileiros de todos os tempos.
Um dos fatos inéditos e ponto alto dessa final foi a transmissão on-line de todas as partidas com comentários do GM Darcy Lima e Juliana Rizo. Tive a oportunidade de assistir várias rodadas ao vivo (na verdade ficava grudado no relógio esperando o início das rodadas :D) e aproveitar em primeira mão os comentários de Darcy, sempre muito didático e descontraído. Úteis para todos os níveis, desde capivaras até mestres. Quem perdeu, ainda pode assistir no blog Campeonato Brasileiro de Xadrez. Show de peão! Parabéns a CBX!
No final deu a lógica, primeiro os GMs, seguidos pelos MIs e MFs. Queria fazer um destaque aqui para Mario Fiaes, único não mestre que teve a coragem de entrar nesse mar de tubarões. Parabéns Fiaes! A verdade é que muitos gostariam de estar no seu lugar. A classificação final ficou assim: (informações completas no chess-results)

1  GM Rafael Leitao       9.5
2  GM Felipe El Debs      9.0
3  GM Krikor Mekhitarian  7.5
4  FM Mateus Nakajo       7.0
5  FM Edgar Rodrigues     6.0
6  FM Cesar Umetsubo      5.5
7  FM Francisco De Assis  5.0
8  IM Iack Macedo Maximo  5.0
9  FM Paulo Jatoba        5.0
10 FM Luismar Brito       3.5
11 FM Roberto Andrade     3.0
12    Mario Fiaes         0.0

Comentários