Os Segredos de Magnus Carlsen


por Tiago Cordeiro
Fonte: Revista Galileu

 O primeiro dia de 2010 entrou para a história do xadrez. Aos 19 anos e 32 dias de idade, o norueguês Magnus Carlsen tornou-se o mais jovem ser humano a assumir o topo do ranking mundial. Antes dele, os recordistas eram o americano Bobby Fischer, com 21 anos, e o russo Garry Kasparov, aos 22. A impressionante história de Magnus aponta para um novo futuro do esporte.

Um Mestre em 5 lances
1. O COMEÇO:
É comum que grandes jogadores de xadrez participem de seus primeiros torneios aos seis anos e se tornem jogadores em tempo integral aos 12. Nascido em Tonsberg em 1990, o primeiro torneio de Magnus Carlsen foi o campeonato nacional de 1999, quando tinha nove anos. Mas deu continuidade aos estudos e adaptou a agenda de competições de acordo com a escola. Com 13 anos tornou-se o terceiro jogador mais jovem do mundo a conquistar o título de mestre (adquirido com as pontuações das disputas).

2. A SUBIDA:
Com 15, já vencia alguns dos grandes mestres. Em um ano, entre janeiro de 2006 e janeiro de 2007, saltou no ranking mundial, do 89º para o 24º lugar. Hoje atualmente é o número 1 com seus 2865 pontos de rating FIDE.

3. O TALENTO:
O mundo do xadrez é cheio de pessoas de QI alto. O jovem é capaz de calcular 20 jogadas com antecedência. Muitas delas são tão ousadas que os especialistas não entendem aonde ele quer chegar — até que o lance se completa e todos o consideram genial. Essa habilidade intuitiva lhe rendeu o apelido de “Mozart do xadrez”. Considerado o maior jogador de todos os tempos, o russo Garry Kasparov, líder do ranking entre 1985 e 2005, disse que o garoto tem “um talento natural para saber onde colocar as peças do tabuleiro”. Em entrevista à revista Time, Magnus tentou explicar o inexplicável. “Muitas vezes um movimento simplesmente parece o melhor.”

4. OS TORNEIOS:
O ranking mundial é definido pela pontuação em dezenas de competições. Pouquíssimas pessoas passam os 2.800 pontos — Magnus alcançou o feito, na China. Tinha apenas 18 anos, muito menos que o recorde anterior, de Vladimir Kramnik (25 anos).

5. O TREINADOR:
Magnus nem mesmo sabe se tem em casa um tabuleiro. Ele cresceu praticando no computador, com os programas Internet Chess Club e Playchess. Essa característica o tornou um novo tipo de jogador, capaz de lidar com uma grande gama de jogadas. Seu talento fez com que Kasparov o tomasse como pupilo.

Comentários