Tobey Maguire estreia como Bobby Fischer




FONTE: G1

Ator exibiu 'Pawn sacrifice' no Festival de Toronto nesta quinta.
Ele interpreta o campeão mundial 'paranoico e delirante', diz diretor.

O campeão mundial de xadrez Boby Fishcer (1943-2008) teve um adversário mais complicado que qualquer outro gênio do tabuleiro: foi seu próprio temperamento. "Pawn sacrifice", filme que estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto nesta quinta-feira (11), narra não só a ascensão do jovem grande mestre norte-americano, mas como foi difícil para ele chegar ao topo, no famoso "Jogo do Século", em 1972, contra o rival soviético Boris Spassky.

Fischer, interpretado por Tobey Maguire, é rude, impróprio, antissemita, imprevisível e brilhante. Como disse o diretor Edward Zwicke, "provavelmente paranoico e delirante." Ele também é um herói cultural mal preparado para lidar com a sua celebridade.

Spassky é, por outro lado, um sujeito admirado que goza dos privilégios como ícone do estado soviético. Ele é interpretado por Liev Schreiber, que fala russo em grande parte do filme. "[Foi] uma das coisas mais assustadoras que eu já fiz", afirmou.
Spassky, o campeão do mundo, e Fischer, o desafiante, se encontram em uma batalha da Guerra Fria, quando eles concordam com o "Jogo do Século", disputado na Islândia. Nos noticiários, seu confronto sobressaiu à Guerra do Vietnã e à invasão da sede do Comitê Nacional Democrata, no que se tornaria o escândalo de Watergate.
"Eu não acho que para qualquer um deles se tratasse do programa norte-americano ou russo", disse Schreiber. "Eu acho que era sobre ser n º 1".
'Aprecie o requinte'
O irascível Fischer ameaça terminar a disputa a cada rodada, exigindo mais dinheiro e ameaçando desaparecer pouco antes de voar para Reykjavik, para desespero de seus assessores, um advogado experiente e um paciente padre interpretados por Michael Stuhlbarg e Peter Sarsgaard.

Uma vez lá, Fischer não aparece no jogo e não continua – a menos que ele e Spassky joguem uma partida de pingue-pongue, longe da multidão. Spassky concorda mesmo podendo ganhar o campeonato pela ausência do adversário.
Fischer disse a um entrevistador que o que ele mais gostou foi ver o seu adversário desmoronar por dentro quando percebeu que tudo estava perdido. Quando esse momento chegou para Spassky, Schreiber disse que ele e Maguire jogaram em um silêncio extasiado.
Apesar de a derrota significar a perda de décadas de supremacia mundial da União Soviética no xadrez, Spassky fez o impensável, se levantando e aplaudindo o adversário no palco.
O filme foi para Toronto à procura de um distribuidor e a nova empresa Bleecker Street comprou os direitos norte-americanos. "Pawn Sacrifice" será lançado em 2015.
Tobey Maguire (à esq.) e Liev Schreiber em cena de 'Pawn sacrife'; na pele respectivamente de Bobby Fischer e de Boris Spassky, eles disputam o 'Jogo do Século' no filme (Foto: Divulgação)

Comentários