5 motivos porque as crianças devem aprender a jogar xadrez

Saber como jogar xadrez é extremamente benéfico para as crianças! Veja aqui 5 motivos que te explicam porque as crianças devem aprender a jogar xadrez.
Muitas pessoas não entendem os benefícios do jogo de xadrez, certamente porque nunca aprenderam a jogar, de fato. Outros, não têm paciência e acreditam que o jogo é muito demorado. O que lhes faltam compreender é que o xadrez exige um nível alto de inteligência,planejamento e paciência, até para os mais simples processos necessários para vencer.
Saber como jogar xadrez ajuda você em várias áreas da vida. E quando os pais percebem isso, é próprio que queiram que seus filhos aprendam também. Existem alguns grandes benefícios para a introdução do jogo para todas as crianças, e aqui estão eles:

1. Pensamento crítico

As mães, às vezes, podem querer proteger seus filhos demasiadamente. E se você é uma mãe que, por exemplo, acha mais fácil responder a uma pergunta para os seus filhos ao invés de estimular que eles pensem nisso por eles mesmos, você vai querer que seu filho jogue xadrez. Xadrez requer habilidades de pensamento crítico e essa é uma oportunidade perfeita para seu filho desenvolver o pensamento crítico. Seu filho vai ter que pensar nas consequências antes de fazer certas ações. O xadrez é metódico. Às vezes, como pais, nós mimamos nossos filhos e pensamos muito por eles. Estamos sempre apressados para fazer as coisas para eles em vez de permitir que eles usem seus próprios cérebros para evocar uma solução. Como pais, se você está tendo problemas em ficar na sua e em permitir que seu filho faça as coisas por conta própria, coloque ele numa classe de xadrez e lhe permita aprender e pensar por conta própria.

2. Capacidade mental

Sem querer se aprofundar nas teorias científicas, mas há algo chamado dendritos no cérebro que crescem exponencialmente quando as crianças estão envolvidas em um jogo como o xadrez. O que isto significa é que seu filho tem um aumento do potencial poder do cérebro e de sua capacidade. Nossas crianças precisam do poder do cérebro para sobreviver na sala de aula nos dias de hoje com os testes estaduais obrigatórios que são verdadeiramente difíceis para algumas crianças. Cada pequena ajuda literalmente é importante e não há muitos jogos que ajudam o cérebro a ficar um pouco mais rápido do que o xadrez.

3. Aprendizados para a vida real

Já ouviu aquele ditado, “o senso comum não é tão comum assim”? Bem, pelo menos com o xadrez seus filhos desenvolvem habilidades analíticas e habilidades de tomada de decisão, que eles certamente irão transferir o aprendizado para a vida real. Nós todos sabemos que essas habilidades são essenciais para a vida real.

4. Pensamento de ordem superior

Xadrez necessita de habilidades de pensamento mais complexos e isso os ajuda a analisar as ações e consequências e visualizar quais são as possibilidades futuras. E quais são as habilidades de pensamento de ordem superior? Com crianças, você quer que eles sejam capazes de analisar informações de forma mais elaborada, mais complexa. Os alunos devem dominar as habilidades de nível mais baixo antes que eles possam se engajar no pensamento de ordem superior. E jogando xadrez os fazem alcançar isso.

5. Planejamento

O xadrez ensina as crianças a prever e planejar com antecedência. Essa é uma habilidade extremamente útil que eles podem aplicar em diversas áreas, como por exemplo, planejar uma viagem com vocês, ou planejar a compra de um brinquedo que eles desejam muito. Uma coisa bacana é que o bom planejamento é recompensado ​​no xadrez. Se você não planejar bem, você sofre com as consequências e é punido. Isso se aplica na vida real da mesma forma.

Comentários

Postar um comentário