Xadrez movimentou fim de semana do Intercolegial O POVO. 40 estudantes participaram da disputa, inédita no evento


Fonte: O POVO online

Foco, memória, concentração e agilidade de pensamento. Os esportes com bola deram um tempo no último fim de semana e o xadrez foi a grande atração do Intercolegial O POVO. Ao todo, 40 enxadristas de 8 a 17 anos participaram da disputa, que ocorreu no Centro de Xadrez do Colégio Farias Brito/Aldeota no último sábado, 13. Os alunos representaram escolas da Capital, além de cidades do interior como Pacatuba, Caucaia e Aracati.

Destaque para Vanessa Ketelyn, 16, aluna do 3º ano na Escola Profissionalizante Luiza de Teodoro Vieira, em Pacatuba. Vencedora da categoria feminina, ela ressalta a importância do xadrez em sua vida.

“Eu sempre fui tímida e o xadrez me ajuda a trabalhar isso. Me ajuda também no aprendizado, me faz encarar as coisas com seriedade e me proporcionou conhecer vários estados do País”, explica Vanessa, que já venceu os Jogos Escolares Nacionais e se prepara para disputar o Pan-Americano da categoria na Colômbia.

Aluno do Farias Brito/Aldeota, Manoel Mota, 14, começou a praticar o xadrez por iniciativa própria aos 10 anos. Ele confessa que já chegou a chorar quando perdeu uma competição, mas que agora encara o esporte com muito mais tranquilidade.

“Hoje é muito mais uma diversão e para ajudar o desenvolvimento. Pratico umas duas horas por dia em casa, no computador. Antes ficava chateado quando perdia, mas hoje aproveito os torneios para fazer novos amigos”, explica Manoel.

A categoria masculina foi vencida por Tailson Silva, 14, aluno do Instituto São José, de Aracati.

Essa é a primeira vez que o xadrez é disputado no Intercolegial O POVO. Diretor da Ceará Colegial, co-organizadora do evento, justifica a inclusão do xadrez no programa. “Competições como essa são importantes para que haja uma renovação dos jogadores e a modalidade continue. E não é só o desenvolvimento do esporte. Há ainda a questão da importância de ensinar a perder e a ganhar. E isso ajuda a transformar a sociedade”, aponta Paulo Lemos.

CAMPEÕES

FEMININO

Campeã – Vanessa Ketlyn – EEEP Luiza de Teodoro Vieira – Pacatuba
Vice Campeã – Marina Miranda – Colégio Farias Brito/Aldeota - Fortaleza

MASCULINO
Campeão – Tailson Silva – Instituto São José – Aracati
Vice Campeão – Jáder Silveira – Colégio Lourenço Filho/Parangaba – Fortaleza

Comentários