Janete Alcantara de Juazeiro vence o I Iracema

Janete Alcântara (Juazeiro-CE)
Janete Alcântara,  de Juazeiro do Norte-CE, sagrasse campeã do I Torneio IRACEMA realizado neste final de semana, de 28 a 31 de Janeiro, no Centro Enxadrístico Fred Saboya (CEFS), localizado na Torre Quixada em Fortaleza.

O CEFS foi palco de um dos mais belos eventos do xadrez feminino cearense dos últimos anos. O crescimento da qualidade dos jogos é visível, partidas emocionantes (com elementos de tática e estratégia na sua maior parte bem delineados), partidas pendulares (ganham as brancas, ganham as negras :D). Já na terceira rodada um dos embates mais esperados: Janete Mateus X Camila Souza, Janete vence! e posteriormente o título. Em breve postaremos alguns comentários sobre estas partidas.

O Torneio IRACEMA

Em parceira com a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Federação Cearense de Xadrez (FCX) visa retomar o Xadrez Feminino no Ceará. A ideia é que a competição seja referencia na região e que seja realizada todos os anos nos seguintes moldes: Boa premiação, alto nível e válido pelo ranking da Federação Internacional de Xadrez (FIDE). Com isso pretende-se atrair cada vez mais as praticantes para as competições da Federação. Pois nenhuma competição de xadrez ,especificamente para mulheres e regularmente, é realizado já há vários anos.

O Primeiro IRACEMA

Já nesta primeira edição, várias metas já foram atingidas :
* Boa Premiação: Foram distribuídos R$ 1.300,00 em prêmios. Fato inédito para a categoria. Nunca uma premiação foi tão alta. Maior até que várias competições absolutas.

* Referência Nacional: Nesta primeira edição tivemos a participação da catarinense Camila de Souza de 20 anos. Camila é destaque do Clube de Xadrez de Curitiba e veio prestigiar a competição. Esperamos que sua participação este ano motive outras enxadristas do Brasil a virem participar das próximas edições do IRACEMA.

Camila de Souza (SC)

* Alto nível: Além da multi-campeã Cearense Janete e de Camila, que é a atual Campeã do II Schoonenborch (um torneio predominantemente masculino) tivemos:

Amanda Lima (Fortaleza-CE)
Amanda Lima, em 3o Lugar. Com mais de 15 anos de prática no Xadrez Amanda ,além do título de Campeã Cearense de 2015, já conquistou mais de 60 medalhas e 10 troféus. Entre suas conquistas, Amanda destaca também o 2º lugar no Brasil Open, o 9º lugar no Brasileiro Juvenil e o tricampeonato do Memorial Acioli Borges, todos em 2008. Sua trajetória começou no ano 2000, quando seu treinador, o enxadrista e professor Vicente Francimar de Oliveira, visitou a Escola Paulo Ayrton Araújo, onde Amanda estudava.

Laura Vacis (Fortaleza-CE)
Laura Vacis foi a 4a colocada. Laura já representou nosso estado em Brasileiro, Sulamericano e até Mundial. Laura começou a jogar xadrez não faz nem dois anos direito e já vem se destacando em várias competições (foi vice-campeã Cearense Feminino ano passado) e vem exibindo uma crescente qualidade de seu jogo. Seu técnico é o Mestre FIDE Silvio Cunha que vem realizando um  ótimo trabalho.

A classificação final ficou assim:
folder e resultados

Milliane Palácio

Rahysa Heck
Rejane Bezerra

Comentários