O Xadrez em xeque!



Atualmente várias competições de alto nível estão sendo vistas ao vivo pela internet. Como o Campeonato Mundial Feminino, Torneio de Candidatos dentre outros. No entanto, aconteceu algo inesperado : A Agon, empresa que detém os direitos sobre o Campeonato Mundial (incluindo o Torneio de Candidatos), anunciou que as partidas do Candidatos só poderiam serem vistas pelo site oficial e que tomaria medidas legais contra sites de xadrez que retransmitissem sem permissão. Reivindicando assim seu direito exclusivo de fazer isso.

Vários sites como Chess24 e ChessBomb foram proibidos de transmitir as partidas ao vivo, e até o nosso amigo Renan teve seus videos removidos do YouTube.

Há quem entenda que as partidas possam ser vistas em qualquer lugar, não apenas no site oficial. E há quem entende que a decisão da Agon é normal visto que segue o mesmo modelo de negócios na maioria dos esportes, ou seja, os direitos de transmissão exclusivos. Eles argumentam que as empresas que investem no xadrez precisam de proteção de seus investimentos. Surge portanto, a discussão se os lances de xadrez devam ter direitos de propriedade intelectual/comercial.
  
O que você acha?

Fonte:  iChess.com.

Comentários