O que é técnica no xadrez?

Um dos slides das minhas palestras/oficinas/cursos

Ontem o Campeão Cearense de 1994, Marcelo Cunha, teve publicado no site da FCX uma interessante matéria sobre o tema "Técnica" (ver matéria). O nobre objetivo do texto "é despertar a atenção para este termo "técnica".

Gostei do tema proposto por Marcelo, pois é um dos principais assuntos que abordo nas minhas oficinas, cursos e aulas de xadrez. Portanto, segue um pouco da minha visão sobre o tema, tendo por base a matéria citada:

Quando escuto ou vejo esse comentário "aqui é uma simples ou mera questão de técnica". Entendo que a partir daquele momento JÁ SE CONHECE uma "Maneira, jeito ou habilidade especial de executar" (Dicionário Aurérilo) a partida. Isso claro, não significa dizer que tal técnica seja de conhecimento geral.

Outro ponto importante é achar que técnica tem que ser algo avançado, coisa de GM. O QUE NÃO É VERDADE. Vencer, tanto um final de Dama+Rei x Rei quanto Bispo+Cavalo+Rei x Rei,  requer técnica. Então, quando uma partida chega em um desses finais, por exemplo, pode-se detalhar como vencer, ou , como se trata de uma técnica, apenas dizer: "Aqui é uma simples questão de técnica". :D

Nas minhas sessões de treinamento (ver figura acima) a "Técnica" é um "Conhecimento prático" (Dicionário Michaelis), ou seja, "o procedimento ou o conjunto de procedimentos que têm, como objetivo, obter um determinado resultado" (Wikipedia). A técnica é uma das habilidades que um enxadrista tem que ter, junto com a Estratégia, Tática e Intuição. Portanto, como bem falou Marcelo, é necessária "adquiri-la/conquistá-la através do estudo/prática do xadrez".

Comentários