Como Jogar Finais (Por Dawton Lemos)

"Estudar os finais é como trapacear." Isso foi o que Michael J Frannet, Tricampeão do Estado de Washington e editor da Inside Chess Magazine falou.


Ninguém gosta de estudar finais, pensando nisso fizemos essa nova série sobre finais, agora você pode saber tudo sobre finais do Básico até o Avançado, basta acompanhar todo dia o nosso site e ter bastante disposição !


Hoje aprenderemos os Mates Básicos ! você pode pensar que isso não tem importância e simplesmente não ler esse artigo por completo, meu conselho é: "Não faça isso". Ter esses finais nas mãos é de suma importância, todos os Grandes Mestres sabem muito bem, e qualquer jogador forte também. Embora não seja necessário decorar, você deve saber como ganhar rapidamente, por exemplo, Você joga a partida toda pensa muito consegue uma boa posição de meio-jogo, por conta de posição inferior, trocam as peças e chegam num final vitorioso para você de Torre e peão contra torre, esse peão vira Dama e as pretas são obrigadas a entregar a sua torre se não perderia mais rapidamente, nessa hora você está na posição Rei + Torre x Rei de repente você olha pro relógio e percebe que só tem 1 minuto, será que você conseguira dá o mate antes que o tempo acabe ? De acordo com essa ideia fica de suma importância a técnica de dar mate em qualquer posição e no mais rápido possível, por isso recomendamos o estudo desses finais, hoje aprofundaremos no simples.

Os Simples:

Final de Torre:
Para final de torre utilizaremos uma técnica muito conhecida pelo xadrez, o "encaixotando o rei" essa técnica é muito simples de fixar, sempre lembramos a regra primordial para se dar mate com qualquer peça "Rei+Dama;Rei+Torre;Rei +2Torre;Rei+ 2 Bispos" que é: "O lado que procura o mate prescisa forçar o rei a ir para o canto do tabuleiro, ou as laterais."


Vamos ao método do Caixote, o diagrama a seguir mostra claramente como funciona esse método.
Diagrama 1
Como você pode ver, as brancas estão com uma torre e precisam pressionar o Rei preto ir a lateral do tabuleiro. Note que o rei tem a sua disposição varias casas para ir, o método do caixote é basicamente limitar o numero de casas. As brancas podem começar com:


1.Rd3+


Este xeque descoberto é de suma importância pois agora as brancas fazem uma linha no tabuleiro e as negras terão que se decidir em que lado ficar, veja como o método ja está ajudando pois agora o rei só tem a metade do tabuleiro disponivel
exercicio 1: para que lado (ala do rei ou ala da dama) você iria de pretas, e porque ?
1..Rd5
Para continuar a sua resistência na posição, se as negras decidem ir para a ala do rei e tentar por exemplo 1...Rf4? as brancas responderiam 2.Te3 e note que as pretas diminui o numero de casas para ir, tentar ficar na ala da dama é a alternativa pois sempre tem que ir para o lugar onde tenha mais casas para ir.
2.Te4
As brancas continuam com seu plano de restringir o numero de casas das negras, com o plano do caixote, note que aogra o caixote é de d5-a8-a5-d5.
2..Rd6
Se jogar 2...Rc5 3.Td4 Rb5 4.Tb4 e a caixa iria encolher muito.
3.Rc4!
O rei também tem que avançar pelo tabuleiro para contribuir a forçar o rei ir para a lateral, note que as negras agora tem menos casas.
3..Rc6
Os dois reis estão em oposição (vide próximas aulas),agora a torre pode dar xeque ao rei e forçá-lo a recuar, se 3..Rd7 4.Rc5!
4.Te6+ Rc7
Esse lance é bom para tentar resistir o caixote se fecharia muito mais se as negras tivessem tentado: 4..Rd7 5.Rd5! Rc7 6.Td6 Rb7 7.Tc6 com o mesmo palno visto no segundo lance das negras.
5.Rc5
Deixando o rei em oposição e se fosse a vez das brancas teriam o xeque da torre como no lance 4.
5..Rd7 6.Rd5
As brancas protegem a torre e deixam as pretas com a escolha desanimadora.
6...Rc7
Não presciso nem comentar que 6..Rd8? leva mate após 7.Rc6.
7.Td6
Agora se ponhe em pratica o lance que as brancas queriam desde o segundo lance.
7..Rb7
7..Rc8 8.Rc6 e está ganho para o branco, quando tiver nesse tipo de finais tente evitar o máximo possivel ir para as laterais.
8.Tc6
Agora as brancas forçam as negras a ficar com um pequeno caixote, o próximo passo é fazer o rei ir ao canto.
8...Ra7
Como vimos ir para a lateral é ruim, então vamos considerar esse lance como forçado.
9.Rc5 Rb7 10.Rb5 Ra7 11.Tb6
Embora as pretas tenham feito os melhores lances o caixote fechou, as pretas agora só tem duas casas para ir com seu rei.
11..Ra8

Veja o diagrama a seguir.
Jogam as Brancas, mate em 3.
Agora é a sua vez:
Descubra a manobra ganhadora das brancas, as brancas jogam e dão mate em 3
(comente logo embaixo)

Livros recomendados:
  • Xadrez Vitorioso - Finais - Yasser Seirawan
  • Segredos de finais de peões - John Nunn
  • Tecnicas de Finais no Xadrez - Max Euwe
  • Preparacion de finales - John Speelman
  • Analisando el final - John Speelman
Programas e Sites recomendados:
  • Chessimo (Programa)
  • Chess Tempo (Site)
Não esqueçam o segredo de um campeão é:
Treinar, Treinar, Treinar e Treinar.

Comentários

Postar um comentário