sábado, 17 de janeiro de 2009

Torneio de abertura 2009

video


"Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar"

Quem foi que disse que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar? Pois é, o campeão do torneio de abertura do calendário da FCX deste ano foi eu de novo :-D. E mais uma vez vou ficar despreocupado durante o ano todo, vendo a galera se matando pra conseguir uma vaga na final com tudo pago. Se bem que este ano será menos difícil conseguir uma vaga porque na assembléia foi decidido que o vice-campeão de cada circuito também terá direito a vaga (proposta do ARI MAIA) embora não tenha as despesas pagas como o campeão. Quem gosta de jogar xadrez e participar de vários circuitos também poderá se classificar. O Bezerra deu a proposta do "circuitão", ou seja, no final do ano os dez enxadrístas que mais pontuaram nos torneios do circuito do ano também estão na final, mas só o primeiro terá direito ao auxílio financeiro. O resto ficou como no ano passado. Vai o melhor da cidade no circuito e mais uma indicação de cada clube filiado (indicação literalmente,ou seja pode ser indicado o faxineiro do clube), podendo chegar a 4 por circuito. E cada clube ainda pode fazer quantos circuitos quizer.

Dentre outras decisões na assembléia, a que eu achei mais importante foi a mudança radical sobre o Cearense Absoluto. Propus que a final fosse fechada com número indeterminado de participantes que se classificariam em qualquer torneio CBX/FIDE desse ano com um percentual mínimo de pontos. Semelhante a 2001,2002 e 2003. Inicialmente eu propus 60% dos pontos, mas todos acharam melhor 50%. Talvez fosse melhor 60% para torneios CBX e 50% para os FIDE. Na próxima assembléia talvez haja alguma alteração. O que vocês acham? Bom, pra não ter que ficar escrevendo tudo que aconteceu na assembléia e pra você não ter que ficar lendo tudo que foi decidido segue um podcast com o resumo da assembléia, é só baixar e ouvir no seu pc ou ipod ou ainda ouvir diretamente da internet:

Clique aqui para baixar
ou
clique aqui para ouvir direto no browser


Os favoritos
Bom, mas voltando para o torneio, nos bastidores os mais cotados para vencer o torneio eram o Leone Moreno (na minha opnião hoje o segundo melhor jogador no Ceará) , o atual campeão de rápido Daniel Madson (ambos com impressionantes ratings acima de 2300) e o atual vice de rápido Alan Elkison. Fora estes, ainda ouvi um seguinte comentário de Leone : "Se a gente não tomar cuidado o Brandão leva". O Daniel não foi bem, se enganchou com Antoniel e depois perdeu pro Leone, mas venceu Alan e complicou tudo. Então, assim como no ano passado, o torneio ficou entre Leone e eu, mas ao contrário de 2008 onde nos enfrentamos na última rodada, desta vez já havíamos empatado na terceira rodada e ficamos dependendo de nossos adversários. Até o término da última partida ainda não se sabia quem seria campeão pois estavamos empatados em todos os critérios.



"Só há uma coisa pior do que lutar com aliados. É lutar sem eles" (Winston S. Churchill)

A última partida do torneio entre Antoniel (maior rating de Canindé) e Mateus Diogo (maior rating de Aracati) era que iria decidir a parada (ou não :-D). 1-0 e eu era campeão, 0-1 Leone era campeão, 0.5-0.5 e continuaríamos empatados em todos os critérios :-S. E talvez um detalhe tenha feito a diferença, já algum tempo que venho repassando alguns conhecimentos de xadrez para Antôniel tudo sem nenhum interesse financeiro, simplesmente por acreditar que ele tem futuro no esporte como tantos outros que acreditei e dei minha parcela de contribuição como o próprio Leone, quem me conhece de perto sabe que sou assim. E como todo bem que você faz retorna em dobro, Antoniel venceu e me deu o título e ainda ficou em terceiro lugar. Melhor impossível. Valeu garoto!

video


Até a próxima...
"A virtude está em saber lidar com o oponente, em vez de desafiá-lo." - Provérbio Japonês

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...