Torneio de abertura 2009



"Um raio não cai duas vezes no mesmo lugar"

Quem foi que disse que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar? Pois é, o campeão do torneio de abertura do calendário da FCX deste ano foi eu de novo :-D. E mais uma vez vou ficar despreocupado durante o ano todo, vendo a galera se matando pra conseguir uma vaga na final com tudo pago. Se bem que este ano será menos difícil conseguir uma vaga porque na assembléia foi decidido que o vice-campeão de cada circuito também terá direito a vaga (proposta do ARI MAIA) embora não tenha as despesas pagas como o campeão. Quem gosta de jogar xadrez e participar de vários circuitos também poderá se classificar. O Bezerra deu a proposta do "circuitão", ou seja, no final do ano os dez enxadrístas que mais pontuaram nos torneios do circuito do ano também estão na final, mas só o primeiro terá direito ao auxílio financeiro. O resto ficou como no ano passado. Vai o melhor da cidade no circuito e mais uma indicação de cada clube filiado (indicação literalmente,ou seja pode ser indicado o faxineiro do clube), podendo chegar a 4 por circuito. E cada clube ainda pode fazer quantos circuitos quizer.

Dentre outras decisões na assembléia, a que eu achei mais importante foi a mudança radical sobre o Cearense Absoluto. Propus que a final fosse fechada com número indeterminado de participantes que se classificariam em qualquer torneio CBX/FIDE desse ano com um percentual mínimo de pontos. Semelhante a 2001,2002 e 2003. Inicialmente eu propus 60% dos pontos, mas todos acharam melhor 50%. Talvez fosse melhor 60% para torneios CBX e 50% para os FIDE. Na próxima assembléia talvez haja alguma alteração. O que vocês acham? Bom, pra não ter que ficar escrevendo tudo que aconteceu na assembléia e pra você não ter que ficar lendo tudo que foi decidido segue um podcast com o resumo da assembléia, é só baixar e ouvir no seu pc ou ipod ou ainda ouvir diretamente da internet:

Clique aqui para baixar
ou
clique aqui para ouvir direto no browser


Os favoritos
Bom, mas voltando para o torneio, nos bastidores os mais cotados para vencer o torneio eram o Leone Moreno (na minha opnião hoje o segundo melhor jogador no Ceará) , o atual campeão de rápido Daniel Madson (ambos com impressionantes ratings acima de 2300) e o atual vice de rápido Alan Elkison. Fora estes, ainda ouvi um seguinte comentário de Leone : "Se a gente não tomar cuidado o Brandão leva". O Daniel não foi bem, se enganchou com Antoniel e depois perdeu pro Leone, mas venceu Alan e complicou tudo. Então, assim como no ano passado, o torneio ficou entre Leone e eu, mas ao contrário de 2008 onde nos enfrentamos na última rodada, desta vez já havíamos empatado na terceira rodada e ficamos dependendo de nossos adversários. Até o término da última partida ainda não se sabia quem seria campeão pois estavamos empatados em todos os critérios.



"Só há uma coisa pior do que lutar com aliados. É lutar sem eles" (Winston S. Churchill)

A última partida do torneio entre Antoniel (maior rating de Canindé) e Mateus Diogo (maior rating de Aracati) era que iria decidir a parada (ou não :-D). 1-0 e eu era campeão, 0-1 Leone era campeão, 0.5-0.5 e continuaríamos empatados em todos os critérios :-S. E talvez um detalhe tenha feito a diferença, já algum tempo que venho repassando alguns conhecimentos de xadrez para Antôniel tudo sem nenhum interesse financeiro, simplesmente por acreditar que ele tem futuro no esporte como tantos outros que acreditei e dei minha parcela de contribuição como o próprio Leone, quem me conhece de perto sabe que sou assim. E como todo bem que você faz retorna em dobro, Antoniel venceu e me deu o título e ainda ficou em terceiro lugar. Melhor impossível. Valeu garoto!



Até a próxima...
"A virtude está em saber lidar com o oponente, em vez de desafiá-lo." - Provérbio Japonês

Comentários

Postar um comentário