domingo, 17 de abril de 2011

Miniatura da Semana : Matheus Ribeiro


Calma Matheus não é a nossa partida no IFCE (ainda não hehe), a coluna miniatura da semana é pra falar rapidamente de algum destaque, personalidade, etc do nosso xadrez (veja anteriores aqui).No caso você. (Se a foto acima não for o Matheus, não tem problema, é o irmão gêmeo dele).

A pouco mais de um ano este garoto surpreendeu a todos na Final Campeonato Cearense de 2009. Trocou o tilulo de capivara pelo de revelação! Sorte ou talento? Ouvi muita gente dizer que foi sorte. Mas eu, que fui a  primeira vítima dele, suspeitava que não era bem assim. A resposta veio meses depois no Magistral em Natal-RN. Onde ele trocou o rating CBX pelo FIDE de 2162 em um único torneio. Uma evolução meteórica! Ano passado quase levou o Cearense (questões de segundos). Quem ainda tem alguma dúvida, suas partidas falam por si!E se não for o bastante jogue com ele então! :-D

Mas o "Miniatura da semana" não foi por isso não. Pra sair aqui nesta coluna tem, antes de tudo, que contribuir para o Xadrez Cearense. Quando muitos pensavam (inclusive eu) que o Matheus seria apenas mais um jogador que ficaria preocupado apenas com o seu próprio umbigo, eis que ele nos surpreende mais uma vez. Pra quem não sabe, Matheus vem ensinando xadrez, organizando torneios pela internet e no BNB e por último organizou a primeira etapa do IFCE. A organização em si, claro, não foi um primor. Mas pelo que vi das atitudes e decisões desse jovem talendo aposto que teremos, além de um grande jogador, um grande organizador também. Pra ter uma idéia do carisma e seriedade do trabalho dele basta dizer que o Bezerra se predispôs a pargar a arbitragem e Aloísio doou sua premiação para a organização (Acho que o Ari ofereu uma grana pra ele organizar outro torneio também). Quer prova maior de confiança?

Parabéns Matheus!

fotos do torneio

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Humm ... nota 10? Nao pode! Tem que ser no máximo uns 9,5. Se der nota 10 como o cara vai pensar em evoluir? De qualquer forma, gostei muito da "miniatura"!

    ResponderExcluir
  3. Nota 10 sim! Foi o primeiro grande torneio que o cara organizou e foi um sucesso.

    Valeu Matheus.

    ResponderExcluir
  4. Vamos melhorar um pouco, nota 11!

    Lembrando que o Antoniel também deu uma bela força. Nota 11 pros dois. Valeu Matheus e Antoniel!

    ResponderExcluir
  5. Eu que joguei pingas com os irmãos Ribeiro Cavalcante no IFCE também fiquei surpreso e orgulhoso da evolução do "garoto" Matheus! Espero que o xadrez cearense recompense-o (inclusive financeiramente) e a todos os que contribuem pela melhoria do nosso jogo-arte.
    Parabéns Matheus! Parabéns também Marcius pela miniatura!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...