Miniatura da Semana : Matheus Ribeiro


Calma Matheus não é a nossa partida no IFCE (ainda não hehe), a coluna miniatura da semana é pra falar rapidamente de algum destaque, personalidade, etc do nosso xadrez (veja anteriores aqui).No caso você. (Se a foto acima não for o Matheus, não tem problema, é o irmão gêmeo dele).

A pouco mais de um ano este garoto surpreendeu a todos na Final Campeonato Cearense de 2009. Trocou o tilulo de capivara pelo de revelação! Sorte ou talento? Ouvi muita gente dizer que foi sorte. Mas eu, que fui a  primeira vítima dele, suspeitava que não era bem assim. A resposta veio meses depois no Magistral em Natal-RN. Onde ele trocou o rating CBX pelo FIDE de 2162 em um único torneio. Uma evolução meteórica! Ano passado quase levou o Cearense (questões de segundos). Quem ainda tem alguma dúvida, suas partidas falam por si!E se não for o bastante jogue com ele então! :-D

Mas o "Miniatura da semana" não foi por isso não. Pra sair aqui nesta coluna tem, antes de tudo, que contribuir para o Xadrez Cearense. Quando muitos pensavam (inclusive eu) que o Matheus seria apenas mais um jogador que ficaria preocupado apenas com o seu próprio umbigo, eis que ele nos surpreende mais uma vez. Pra quem não sabe, Matheus vem ensinando xadrez, organizando torneios pela internet e no BNB e por último organizou a primeira etapa do IFCE. A organização em si, claro, não foi um primor. Mas pelo que vi das atitudes e decisões desse jovem talendo aposto que teremos, além de um grande jogador, um grande organizador também. Pra ter uma idéia do carisma e seriedade do trabalho dele basta dizer que o Bezerra se predispôs a pargar a arbitragem e Aloísio doou sua premiação para a organização (Acho que o Ari ofereu uma grana pra ele organizar outro torneio também). Quer prova maior de confiança?

Parabéns Matheus!

fotos do torneio

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Humm ... nota 10? Nao pode! Tem que ser no máximo uns 9,5. Se der nota 10 como o cara vai pensar em evoluir? De qualquer forma, gostei muito da "miniatura"!

    ResponderExcluir
  3. Nota 10 sim! Foi o primeiro grande torneio que o cara organizou e foi um sucesso.

    Valeu Matheus.

    ResponderExcluir
  4. Vamos melhorar um pouco, nota 11!

    Lembrando que o Antoniel também deu uma bela força. Nota 11 pros dois. Valeu Matheus e Antoniel!

    ResponderExcluir
  5. Eu que joguei pingas com os irmãos Ribeiro Cavalcante no IFCE também fiquei surpreso e orgulhoso da evolução do "garoto" Matheus! Espero que o xadrez cearense recompense-o (inclusive financeiramente) e a todos os que contribuem pela melhoria do nosso jogo-arte.
    Parabéns Matheus! Parabéns também Marcius pela miniatura!

    ResponderExcluir

Postar um comentário